Gilmar Mendes diz que semipresidencialismo é tema presente em 2025

Publicado:

No Brazil Economic Forum, realizado em Zurique, na Suíça, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes ressaltou a importância do debate sobre a adoção do semipresidencialismo no Brasil. Segundo ele, esse modelo de governo, que envolve a divisão de poder entre o presidente e um primeiro-ministro eleito pelo Congresso Nacional, já está presente na agenda nacional para 2025.

Mendes enfatizou que reformas institucionais são necessárias e que o atual sistema presidencialista enfrenta desafios que demandam ajustes. Ele mencionou as emendas parlamentares como exemplo, criticando a utilização de recursos públicos sem responsabilidade por parte dos legisladores.

O debate sobre o semipresidencialismo ganhou força em 2022, com a iniciativa de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, de criar um grupo de trabalho para analisar o tema. O interesse em avançar com a proposta também foi manifestado por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado à época.

Além de Gilmar Mendes, outras figuras importantes do cenário político e jurídico, como Luís Roberto Barroso, atual presidente do STF, também apoiaram o semipresidencialismo como uma possibilidade de estabilização democrática.

No mesmo evento, o ex-presidente Michel Temer defendeu a necessidade de mudanças institucionais, como o fim da reeleição e a implementação de um mandato único de cinco ou seis anos para o presidente, visando melhorias na governabilidade e no equilíbrio institucional do país.

Portanto, a discussão em torno do semipresidencialismo e outras reformas estruturais se mostram essenciais para o futuro político do Brasil, conforme as perspectivas apresentadas por essas autoridades.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Real Madrid: Endrick se irrita ao não entrar em jogo e chuta garrafa

O atacante Endrick não escondeu sua irritação ao não ser escalado para o jogo do Real Madrid contra o Getafe, em que a...

Lula lança programa para reforma de casas populares; veja os detalhes

Defesa Civil/SC O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou, nesta segunda-feira (20/10), o programa Reforma Casa Brasil. A iniciativa oferece até...

Ex de Cebolinha reflete sobre vingança após suposto affair do jogador

Everton Cebolinha e Isa Ranieri anunciaram o fim do relacionamento há quase 20 dias, mas a história ainda gera burburinho nas redes...