VÍDEO: Ex-Bahia, Léo Pelé é vitima de racismo no Couto Pereira durante Athletiba

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O zagueiro Léo, ex-jogador do Bahia e atualmente no Athletico, foi vítima de racismo durante o clássico contra o Coritiba, disputado no Couto Pereira no último sábado (20) durante o Athletiba, pela quinta rodada do Campeonato Paranaense. Um vídeo publicado nas redes sociais registrou um torcedor do Coritiba insultando o atleta com falas racistas após sua expulsão no primeiro tempo.

No vídeo, o homem é ouvido dizendo: “Macaco não se cria no Couto Pereira. Vai embora, Léo Pelé, seu preto, macaco do caralho. Olha para cá, seu macaco”.

Após o incidente, Léo e um segurança do Athletico foram até a Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), que está instalada no estádio, para registrar um boletim de ocorrência, porém não encontraram ninguém no local. O registro será efetuado na segunda-feira (22).

O delegado Luiz Carlos de Oliveira, responsável pelo Demafe, informou ao ge que o caso será investigado e que medidas serão tomadas para identificar o autor das ofensas.

Clubes e instituições se manifestam

Em nota, o Athletico repudiou veementemente o ato racista e assegurou que está adotando as medidas necessárias.

“O clube informa que está tomando todas as providências cabíveis para que os responsáveis sejam identificados e punidos na forma da lei. A prática de injúria racial é crime, equiparada ao racismo. A Lei Geral do Esporte também prevê punições severas para atos discriminatórios no ambiente esportivo, podendo resultar em sanções administrativas e até no banimento dos envolvidos.

O Athletico segue prestando total apoio ao atleta Léo. O compromisso do Athletico na luta contra o racismo é inegociável, e o futebol deve ser um espaço de respeito, diversidade e inclusão”, diz a nota do CAP.

“O racismo jamais deve fazer parte do futebol. O que aconteceu com o atleta Léo é e sempre será inaceitável. Lamentável que tenha ocorrido em nosso estádio. Tomaremos todas as medidas que estiverem ao nosso alcance para identificar o agressor e continuaremos trabalhando para que isso jamais se repita”, escreveu o Coritiba, também em comunicado.

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) também condenou veementemente o ato racista, classificando-o como criminoso e ressaltando a necessidade de punição aos responsáveis.

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), recorreu às redes sociais para reforçar a importância da investigação e responsabilização do autor das ofensas.

“Vamos aguardar a polícia identificar quem fez isso e cobrar punição”.

No gramado, o jogo entre Coritiba e Athletico terminou em empate por 0 a 0 no Couto Pereira.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corinthians acerta com Marcelo Paz para o lugar de Fabinho Soldado como executivo de futebol

Corinthians avança nas tratativas para contratar Marcelo Paz como novo executivo de futebol, função hoje ocupada por Fabinho Soldado. Paz teve passagem marcante...

Bahia supera concorrência de Palmeiras e assina com jovem promessa; confira detalhes do negócio

O Bahia acertou a contratação do jovem Cristhian Mencatto, 14 anos, revelado na base do Cascavel, para atuar na base do clube a...

Endrick desembarca na França e bate recorde em rede social do Lyon antes de estrear

Endrick, atacante brasileiro de 19 anos, chega ao Lyon por empréstimo do Real Madrid até o fim da temporada europeia de 2025-2026. O...