Voo da FAB com brasileiros deportados dos EUA chega a Minas Gerais

Publicado:

Um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcou em Minas Gerais trazendo 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos. A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, acompanhou o desembarque das famílias no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, atendendo a uma solicitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A aeronave norte-americana, que havia pousado em Manaus (AM) na noite anterior, chamou a atenção da Polícia Federal (PF) devido ao fato de os passageiros deportados estarem algemados. Em respeito à soberania nacional, o governo brasileiro determinou a retirada das algemas e organizou o transporte dos brasileiros por meio de uma aeronave da FAB até o seu destino final.

Segundo a ministra Macaé, “Os países podem estabelecer suas políticas migratórias, mas nunca devem violar os direitos humanos de ninguém”. O vídeo divulgado pelo Ministério nas redes sociais mostra o brasileiro deportado Erionaldo Santana relatando que eles foram presos e algemados nos Estados Unidos e que as algemas só foram removidas após a intervenção da Polícia Federal no Brasil.

O voo, originalmente programado para aterrissar em Belo Horizonte, precisou realizar um pouso de emergência em Manaus devido a problemas técnicos.

As deportações em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tiveram início logo após a posse do presidente Donald Trump. Na última quinta-feira, 538 pessoas foram detidas e muitas foram deportadas em uma operação anunciada pela Casa Branca como a maior da história.

Durante sua campanha, Trump prometeu reprimir a imigração ilegal, considerando-a uma “emergência nacional”. No início de seu mandato, ele assinou ordens executivas para restringir a entrada de imigrantes no país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Enel SP: falha em subestação deixa 900 mil consumidores sem energia na manhã desta segunda-feira

Na manhã desta segunda-feira (22), por volta das 10h50, aproximadamente 900 mil consumidores da região da Enel SP ficaram sem energia. O problema...

Tiroteio no Complexo do Chapadão deixa três mortos no Rio de Janeiro

Um tiroteio no Complexo do Chapadão, na zona norte do Rio de Janeiro, resultou na morte de três homens no último domingo (21)....

Delegados pressionam Tarcísio por mais proteção após morte de Ruy Fontes

O Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo (Sindpesp) pressionou o governador Tarcísio de Freitas para uma reunião "urgente" a respeito da...