GDF divulga nova regra para pagamento do 13º salário de servidores

Publicado:

A Secretaria de Economia do GDF estabeleceu novas regras para o pagamento do décimo terceiro salário de servidores, aposentados e pensionistas. Até o ano passado, o valor era pago integralmente no mês do aniversário. Agora, com a Instrução Normativa, o 13º será efetuado em duas parcelas: a primeira, de 60% da remuneração no mês do aniversário, e os outros 40%, até o dia 20 de dezembro com os descontos tributários e previdenciários.

Por exemplo, um servidor que faz aniversário em agosto receberá no mês oito o adiantamento de 60% da remuneração bruta sem o desconto do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e da Seguridade Social do Servidor, que incidirão integralmente sobre o valor restante (40%), a ser quitado em dezembro do ano-referência.

Os servidores cujo aniversário ocorre em dezembro não têm direito à antecipação dos 60%. Nesse caso, recebem o décimo terceiro integralmente, já com os descontos legais aplicados. Caso exista diferença entre o valor antecipado e o cálculo total devido em dezembro, o ajuste deverá ser feito até o dia 20 do último mês do ano. Além disso, os servidores submetidos ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) serão submetidos às mesmas condições gerais de proporcionalidade e adiantamento.

Segundo o órgão, o Distrito Federal era a única unidade da Federação que pagava o adiantamento do décimo terceiro salário no mês de aniversário, já descontados os valores de previdência e imposto de renda. O objetivo da alteração é padronizar os pagamentos dos servidores aos sistemas da Receita Federal e do portal e-social Federal.

Admissão e desligamento de servidores 

Para servidores que ingressam no serviço público ao longo do ano, o pagamento do décimo terceiro será proporcional ao período trabalhado. Se a admissão ocorrer após o mês de aniversário, o adiantamento de 60% não será concedido, e o valor integral será calculado e pago em dezembro.

Em situações de desligamento, afastamento ou licença sem remuneração, o servidor tem direito ao acerto proporcional do décimo terceiro no momento da rescisão ou regularização contratual, conforme previsto na legislação vigente.

Repercussão 

O deputado distrital Gabriel Magno (PT) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para suspender os efeitos do artigo que trata das alterações no 13º salário. Segundo o parlamentar, o GDF “inova no ordenamento jurídico”  e que a legislação não permite alterações na forma de cálculo ou nas aplicações parceladas das contribuições tributárias e previdenciárias. Além disso, Magno apresentou no Tribunal de Conta do Distrito Federal (TCDF) um pedido de suspensão imediata da Instrução Normativa.

 » Read More

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abel e Filipe Luis são indicados ao prêmio de Melhor Técnico no IFFHS

Os treinadores Abel Ferreira, do Palmeiras, e Filipe Luís, do Flamengo, receberam um importante reconhecimento internacional. Os dois foram incluídos na lista de...

DF terá reforço nas linhas de ônibus neste domingo, durante o Enem

Os candidatos que farão a prova do Exame Nacional do Ensino...

CBF realiza 8º seminário de arbitragem no Distrito Federal

Na noite dessa sexta-feira, o Distrito Federal deu início ao 8º seminário de arbitragem, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em conjunto...