Lula celebra 80 anos da libertação de Auschwitz: “Nunca mais”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nota, nesta segunda-feira (27/1), em que celebra o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data coincide que o dia em que o campo de concentração de Auschwitz foi libertado.

Lula destacou que Auschwitz foi o palco de uma brutalidade indescritível, onde pereceram um milhão dos seis milhões de judeus que perderam suas vidas sob a barbárie do regime nazista de Adolf Hitler.

“Recordar seus horrores não é apenas um ato de memória, mas também um gesto de compromisso com a Humanidade diante dos perigos do extremismo que ressurge nos dias de hoje”, ressalta.

“Como presidente do Brasil, renovo meu compromisso com a luta contra o antissemitismo e contra todas as formas de discriminação”, afirma. “Nunca mais”.

O campo de concentração de Auschwitz, instalado pelos alemães na Polônia em 1940, se tornou um dos símbolos do terror do Holocausto. No local, os nazistas submetiam os prisioneiros a trabalhos forçados e realizavam execuções.

O genocídio durante a 2ª Guerra Mundial, conhecido como Holocausto, resultou na morte de milhões de judeus, além de outros grupos minoritários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem que tentou matar Donald Trump em campo de golfe é condenado à prisão perpétua

Um homem condenado por tentar assassinar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em um campo de golfe na Flórida, em 2024, foi...

Fundador da Reag comprou ações do BRB por meio de fundo administrado pelo Master

O fundador da Reag, João Carlos Mansur, comprou ações do Banco de Brasília (BRB) por meio do fundo Celeno, administrado pela Master Corretora....

EUA anunciam retirada de 700 agentes federais de imigração em Minnesota após tensão em Minneapolis

O "czar" da imigração dos Estados Unidos, Tom Homan, anunciou nesta quarta-feira (4) a retirada de 700 agentes federais destacados em Minnesota, como...