Jorginho Mello nomeia irmão de prefeito de Florianópolis e esposa de senador

Publicado:

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), empossou, na última sexta-feira, 24, o coronel da reserva Sinval Santos da Silveira Junior como secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública. Sinval é irmão do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), um dos aliados políticos do governador.

 

A cerimônia também marcou a posse do coronel Flávio Graff, agora titular da pasta de Segurança Pública. Com longa trajetória na área, Graff já foi subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e secretário-adjunto de Proteção e Defesa Civil.

Além da área de Segurança, Jorginho também trouxe para o governo nomes ligados a aliados políticos, como Bruno Oliveira, chefe de comunicação de Topázio, e Catiane Seif, esposa do senador Jorge Seif (PL-SC), que assumiu a Secretaria de Turismo. No caso de Catiane, ela já atuava no governo como adjunta da pasta e foi promovida.

As movimentações no secretariado refletem a disputa de forças dentro da base política bolsonarista em Santa Catarina. Tanto Jorginho quanto João Rodrigues são aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve 69% dos votos no estado no segundo turno das eleições de 2022.

A indicação de Sinval insere-se no contexto de articulações políticas que apontam para as eleições estaduais de 2026. O prefeito Topázio Neto integra o PSD, partido de João Rodrigues, prefeito de Chapecó e pré-candidato declarado ao governo catarinense. Rodrigues divulgou recentemente sua intenção de concorrer ao cargo em um vídeo com outros prefeitos do PSD, incluindo Topázio.

De acordo com o governo de Santa Catarina, Sinval Santos da Silveira já liderou o 21º Batalhão de Polícia Militar, na capital catarinense, e foi chefe da Agência Central de Inteligência da corporação. Além disso, ocupou o cargo de chefe da Casa Militar durante o governo interino de Daniela Reinehr (PL), em 2020.

De acordo com Jorginho Mello, a nomeação de Sinval trata-se de uma escolha técnica para fortalecer o governo. “Nós conseguimos fazer essas modificações trazendo gente preparada, gente que tem capacidade técnica, gente que tem serviço prestado, para que o estado de Santa Catarina ganhe”, explicou o governador.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ibaneis sanciona projeto de lei que atualiza serviço de táxi no DF

O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta terça-feira (7/10), um projeto de lei que atualiza a prestação de serviço de táxi no Distrito Federal....

Trump chama Greta Thunberg de “encrenqueira” e recebe resposta afiada

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disparou críticas contra a ativista sueca Greta Thunberg na última segunda-feira, chamando-a de “encrenqueira”. Ele sugeriu...

Seleção: problema em avião atrasa apresentação de dupla do Newcastle

Os meio-campistas Bruno Guimarães e Joelinton, que atuam pelo Newcastle, enfrentaram um contratempo em sua viagem para a Seleção Brasileira. Um problema na...