MP-BA propõe criação de pacto inter-religioso para combater intolerância religiosa após episódio com Claudia Leitte

Publicado:

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) realizou, na segunda-feira (27), uma audiência pública, no bairro de Nazaré, em Salvador. O encontro resultou na proposta de criação de um pacto inter-religioso, com o objetivo de promover o respeito à diversidade e debater medidas de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa.

Durante a audiência, foram discutidas ações preventivas, educativas e culturais para valorizar a pluralidade religiosa. Também ficou definido que o MPBA buscará dialogar com instituições e órgãos públicos para implementar iniciativas práticas de combate ao racismo religioso e fortalecer os valores culturais presentes nas festas populares da Bahia.

O evento reuniu representantes de diversas crenças, incluindo religiões cristãs, de matriz africana, islâmicas, budistas, entre outras, destacando a importância da proteção do patrimônio cultural das religiões de matriz africana.

Reunião mpba

Além das discussões sobre medidas preventivas nos âmbitos cultural, educacional e legislativo, a audiência subsidiará o trabalho do MPBA no inquérito civil que apura uma possível intolerância religiosa da cantora Claudia Leitte. O caso envolve a alteração na letra da música Caranguejo, na qual o termo “Yemanjá” teria sido substituído por “Yeshu’a”, gerando questionamentos sobre possíveis danos morais à honra e dignidade das religiões de matriz africana.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil prende suspeito de homicídio e agressões a mulheres em situação de vulnerabilidade em Salvador

A Polícia Civil da Bahia prendeu, neste sábado (11), um homem de 35 anos acusado de seduzir mulheres em condições de vulnerabilidade e...

Homem é encontrado morto com mais de 20 tiros em Eunápolis

O corpo de Jonas Costa da Silva, de 22 anos, foi descoberto na manhã deste sábado (11) em uma estrada de...

Possível suspensão de mineradora de vanádio mobiliza vereadores de cidade baiana

Os vereadores de Maracás, localizada no Vale do Jiquiriçá, estão em alerta diante da possível suspensão das atividades da Largo Brasil, uma...