PF cumpre 7 mandados de prisão preventiva contra envolvidos em fraude na Caixa Econômica e bancos na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (29) a operação para cumprir mandados judiciais e prisões preventivas de envolvidos em fraudes bancárias cometidas na Caixa Econômica Federal e outras entidades bancárias. 

A ação denominada de Operação Sharper acontece no interior da Bahia, nas cidades de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Itaporanga em Sergipe.  

São cumpridos sete mandados de busca e apreensão, cinco em Feira, um em Santo Antônio de Jesus/Ba e um em Itaporanga D´Ajuda/SE, além de outros sete mandados de prisão preventiva, todos expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Feira de Santana/BA.

A investigação, que contou com o apoio da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção a Fraude (CEFRA) da Caixa Econômica Federal, localizou a abertura de oito contas bancárias, em agências da Caixa Econômica Federal de Feira, Amélia Rodrigues, Riachão do Jacuípe/Ba e Aracaju. Os criminosos faziam o ato com a utilização de documentos falsos, para obter recursos através de empréstimos fraudulentos.

Segundo a investigação da PF, os envolvidos faziam diversos empréstimos, através das contas bancárias  fraudadas, ocasionando um prejuízo que ultrapassa a cifra de R$ 240 mil para as instituições bancárias envolvidas.

Após a constatação, a polícia passou a seguir o destino dado ao dinheiro que entrava nas contas bancárias abertas com documentos falsos e identificou parte do grupo beneficiado com as fraudes.

Os investigados irão responder pelos crimes de associação criminosa e estelionato. O nome da operação – SHARPER – se deve à utilização de trapaça pelos fraudadores, com a adulteração de informações biométricas das carteiras de identidade utilizadas para abertura das contas bancárias, nas quais eram inseridas a fotografia e impressão digital de integrantes do grupo criminoso, mantendo no verso os dados verdadeiros dos documentos de identificação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exclusivo: Exame confirma que vítima de feminicídio em Posto da Mata estava grávida de oito semanas

Nova Viçosa, BA - Laudos periciais confirmaram que Jéssica dos Santos Ferreira, 26 anos, estava grávida de oito semanas no momento do assassinato...

Alexandre de Moraes assume presidência interina do STF durante férias de Fachin

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, assumiu nesta segunda-feira (12) a presidência da Corte de forma interina, durante o período de férias...

TRF1 mantém proibição a transporte irregular de passageiros no DF envolvendo a Buser

TRF1 mantém a proibição O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a proibição para que...