Rebeldes dissolvem partidos e grupos revolucionários na Síria

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Divulgação/HTS

Imagem colorida mostra líder do HTS na Síria - Metrópoles1 de 1 Imagem colorida mostra líder do HTS na Síria – Metrópoles – Foto: Divulgação/HTS

O governo interino da Síria, liderado por Ahmed al-Sharaa, decidiu dissolver partidos, órgãos políticos e organizações civis revolucionários em meio a tentativa de reconstruir o país após o colapso do regime Assad. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (29/1) pelo Comando Militar de Operações da atual administração síria.

Reconstrução da Síria

  • Após a queda de Bashar al-Assad em dezembro de 2024, rebeldes prometem mudanças significativas para a Síria após anos de guerra civil.
  • Ahmed al-Sharaa, o líder da ofensiva contra o regime Assad, promete um governo menos truculento do que o anterior e tem buscado apoio internacional para a reconstrução da Síria.
  • O líder rebelde, no entanto, possui um passado ligado ao jihadismo e já foi o principal comandante da Al-Qaeda na Síria.

Além de partidos e organizações revolucionárias, o exército da Síria e instituições de segurança ligadas ao antigo regime no país também foram dissolvidos. Segundo a administração interina, eles devem ser inseridos nas atuais instituições estatais do país.

Leia também

Ahmed al-Sharaa, que já vinha atuando como o novo líder de fato na Síria, também foi anunciado como o novo presidente do país durante a fase de transição política. Ele nomeará um conselho legislativo até a aprovação de uma nova Constituição síria, o que pode levar até três anos.

Em dezembro do último ano, o líder rebelde com passado jihadista disse que eleições devem ser realizadas na Síria em até quatro anos, após a criação de novas leis fundamentais para o país.

Até o momento ainda não está claro se o governo interino cumprirá as promessas de estabilizar a Síria por meio de uma administração mais moderada. Os rebeldes, contudo, têm recebido sinais positivos da comunidade internacional, com potências como Estados Unidos e Rússia mostrando interesse em cooperar com Al-Sharaa.

Quais assuntos você deseja receber?

Notícias GeraisBrasilDistrito FederalSão PauloEsportesVida & EstiloSaúdeGastronomiaCelebridadesEntretenimentoPets

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Notícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

 » Read More

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula sanciona Orçamento de 2026 com veto de R$ 400 milhões em emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (14/1) o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026. Conforme apurou o...

Prefeitura entrega requalificação de R$ 4,3 milhões no Largo do Papagaio, em Salvador

A Praça Ernesto Simões, popularmente chamada de Largo do Papagaio, no Caminho de Areia, em Salvador, foi entregue aos moradores nesta terça-feira após...

Execução de iraniano detido em protestos é adiada, diz ONG

Execução de Erfan Soltani é adiada; ONG relata impacto dos protestos no Irã e tensão com EUA A execução da pena de Erfan Soltani,...