ONU sugere que STF priorize julgamento da Lei do Marco Temporal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez uma recomendação crucial ao Supremo Tribunal Federal (STF): priorizar o julgamento da Lei do Marco Temporal, Lei 14.701/23. A relatora da ONU, Mary Lawlor, destacou a urgência dessa demanda em seu informe sobre a visita ao Brasil, divulgado nesta sexta-feira (31/1).

Mary Lawlor recomenda que o governo brasileiro acelere as demarcações de terras indígenas, visando proteger os defensores e defensoras dos direitos humanos. Segundo a ONU, a garantia territorial é fundamental para a proteção desses ativistas, especialmente diante da violência relacionada ao conflito de terras no país.

Especialmente afetados pela tese do Marco Temporal, os povos indígenas Guarani e Kaiowá estão no centro dessa questão. Os ataques aos defensores de direitos humanos dessas comunidades são frequentes, dado que grande parte de suas terras foi tomada antes de 1988.

Sobre o julgamento da Lei do Marco Temporal: desde dezembro de 2023, o tema permanece em suspense no STF, mesmo após aprovação no Congresso Nacional. O ministro Gilmar Mendes, relator das ações de inconstitucionalidade e constitucionalidade, ainda não levou o caso ao Plenário da Corte.

Gilmar Mendes optou por uma Câmara de Conciliação para discutir a controvérsia sem interromper a vigência da lei. No entanto, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) abandonou a Câmara, solicitando ao STF celeridade no julgamento da matéria.

Chamado à ação:

A proteção dos direitos humanos e a demarcação de terras indígenas são questões urgentes. É fundamental que a sociedade civil se mobilize e acompanhe atentamente o desenrolar desse processo, pressionando por um desfecho justo e equitativo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motociclista perde o controle ao passar por quebra-molas irregular e morre na BR-367, em Porto Seguro

Porto Seguro: Um motociclista de 44 anos morreu após perder o controle da moto ao passar por um quebra-molas na BR-367,...

MC Daniel consegue liminar na Justiça para impedir ex-namorada de falar sobre ele publicamente

MC Daniel conseguiu uma liminar contra a ex-namorada, a influenciadora Lorena Maria, para impedir que sua vida seja exposta nas redes sociais. A...

Operação da Polícia Civil prende suspeita de tráfico de drogas no Centro de Salvador

Polícia Civil prende mulher por tráfico em Salvador durante operação Contenção Operação Contenção realizada pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (16), resultou na...