Amazon está aumentando investimento em publicidade no X de Elon Musk, diz jornal

Publicado:

De acordo com uma matéria do Wall Street Journal publicada hoje, a Amazon está intensificando seus investimentos em publicidade na plataforma X (antigo Twitter) de Elon Musk, indo de encontro à tendência geral de redução de anúncios nessa rede. No último ano, preocupações com a disseminação de discursos de ódio levaram inclusive a Amazon a diminuir seus anúncios nesse espaço.

Fontes próximas ao tema revelam que a decisão contou com a participação do CEO da gigante de tecnologia, Andy Jassy. Além disso, a Apple, que também havia reduzido seus gastos com publicidade no X, está reavaliando novas estratégias de anúncios.

Essa mudança pode representar um alívio financeiro para a plataforma, que sofreu com importantes perdas de anunciantes. Em 2023, grandes empresas como Walt Disney, IBM, Paramount, Lionsgate e Apple retiraram seus anúncios devido à falta de moderação na plataforma e declarações polêmicas feitas por Musk. Na época, o bilionário endossou conteúdos antissemitas, o que gerou mais descontentamento.

O embate se intensificou quando Musk fez declarações polêmicas e xingou as empresas que se retiraram da plataforma. Em 2024, a situação chegou ao ponto em que o X processou a Garm (Global Alliance for Responsible Media) por “boicote ilegal”. No entanto, esforços para a retomada da receita publicitária estão sendo feitos, com alguns anunciantes retornando, embora os desafios persistam.

Apesar das tentativas de reabilitação, a pesquisa do instituto Kantar indica que 26% dos publicitários planejam reduzir os investimentos em publicidade no X, devido à associação da plataforma com conteúdos extremos. Esse cenário desafia a rede social a reconstruir sua base de anúncios, enquanto questionamentos legais e desafios financeiros persistem.

O possível retorno da Amazon ao X pode indicar uma reconciliação entre empresas e CEOs relacionados a Elon Musk, inclusive em um contexto político, considerando a posição do bilionário como membro de um comitê governamental. Ainda assim, a incerteza paira sobre o futuro da plataforma diante das preocupações dos publicitários em relação aos conteúdos veiculados.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo planeja implantação da TV 3.0 com cronograma responsável e foco em inclusão digital

O Ministério das Comunicações esclarece que nenhum brasileiro será prejudicado com a implantação da TV 3.0. A Pasta reforça que a introdução da TV...

8 melhores filmes com Jim Carrey para assistir no streaming

Uma nova geração acaba de descobrir o talento de Jim Carrey, especialmente após seu papel como o vilão Dr. Robotnik nos filmes live-action...

Robô da Nasa capta imagens de aurora boreal nos céus de Marte

O rover Perseverance, da NASA, fez história ao registrar uma aurora boreal em Marte pela primeira vez. A imagem revela um céu marciano...