Após o senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmar que o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), “não coordena nada no Governo”, em resposta, o ministro desejou “boa sorte” ao senador em sua possível reeleição para o Senado Federal em 2026.
As declarações de Rui Costa apontam para desafios que o senador poderá enfrentar caso busque se reeleger, levantando a questão do apoio do partido.
TENSÃO COM O CHAMADO ‘CENTRÃO’
O embate reflete a tensão recente entre o governo e os partidos do ‘centrão’. Recentemente, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, sugeriu que, se as eleições de 2026 fossem hoje, o PT sairia derrotado.
Há também discussões sobre possíveis rearranjos ministeriais, com sugestões de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assuma a Casa Civil, enquanto a economia seria responsabilidade do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Ciro Nogueira já ocupou o cargo atualmente ocupado por Rui Costa durante a gestão de Bolsonaro. O PP, hoje parte da base do governo Lula, conta com André Fufuca no Ministério do Esporte.
Além disso, há especulações sobre a possibilidade de o partido ter mais um ministério, com uma eventual indicação de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, para o Ministério da Agricultura, após o término de seu mandato na liderança da Casa, neste sábado.
Chamado à ação:
Comente abaixo: qual a sua opinião sobre os possíveis desdobramentos políticos mencionados?
Comentários Facebook