O Brasil assumiu a presidência rotativa do Brics, integrado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Este será o quarto mandato brasileiro à frente da organização, que busca fortalecer os laços entre nações emergentes. O lema escolhido para este período é “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.
O foco principal da presidência brasileira será a cooperação entre os países do Sul Global e a reforma da governança global, visando uma maior inclusão nas decisões internacionais. Durante o mandato, o país planeja promover uma governança mais sustentável e inclusiva, estimulando a cooperação econômica, financiando projetos de combate às mudanças climáticas e desenvolvendo tecnologias em inteligência artificial.
As prioridades incluem facilitar o comércio e os investimentos entre os membros do bloco, promover uma governança inclusiva em inteligência artificial e aprimorar os financiamentos para enfrentar desafios climáticos, em diálogo com a COP30. Buscará ainda incentivar projetos de cooperação em saúde pública e no fortalecimento institucional do Brics.
Comentários Facebook