Nesta quarta-feira (1º), o Farol da Barra, em Salvador, será palco de mais uma edição do tradicional projeto Pôr do Som da Bahia, liderado pela cantora Daniela Mercury. O evento celebra 25 anos de existência, os 40 anos da axé music e os 40 anos de carreira da anfitriã. Além dela, o público poderá conferir participações de diversos convidados, incluindo Gabriel Mercury, filho da artista; Carlinhos Brown, Banda Mel, Márcia Freire, Banda Didá, Rachel Reis.
Em coletiva realizada antes do início da festa, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, destacou a importância do evento para a economia do estado e para a valorização da cultura local. “A Bahia vive um momento extraordinário do ponto de vista do turismo, da economia criativa valorizada como um todo. Nós sabemos o quanto o verão é um momento importante para a economia do nosso estado, especialmente em torno de toda a cadeia do turismo. E a cultura contribui muito com isso. E não só para os turistas que vêm nos visitar, mas também para a população baiana, para a população da cidade de Salvador, que tem na cultura uma forma de valorização”, avaliou.
O secretário destacou ainda o esforço para viabilizar o evento, que enfrentou incertezas até ser confirmado. “Esse projeto que Daniela Mercury iniciou há 25 anos, aqui neste Farol da Barra, de celebrar o novo ano com música, com convidados, com momentos de alegria, dessa união que a cultura pode promover, não poderia ficar de fora. Então, a responsabilidade do Governo do Estado nesse momento foi honrar uma tradição da Bahia”, explicou Monteiro.
Questionado sobre a continuidade do apoio governamental ao evento nos próximos anos, o secretário se mostrou otimista. “Nós vamos estar sempre prontos ao diálogo para a valorização da nossa cultura. Toda a Bahia, os grandes eventos em Salvador, o Carnaval, o São João, todo fomento de uma rede de iniciativas culturais que tem acontecido, então nós estamos sempre abertos ao diálogo, entendendo que esses momentos são momentos de fortalecimento da nossa cultura, da geração de emprego, de renda, que gera a cultura, que gera o turismo. Então, com certeza, nós enxergamos, o governador Jerônimo Rodrigues enxerga a cultura como um vetor essencial para o desenvolvimento do Estado, e é por isso que nós temos investimentos tão concretos”, declarou.
Comentários Facebook