Com sua equipe principal de volta, o Bahia venceu a primeira no Campeonato Baiano e emplacou seu segundo triunfo consecutivo em cima do Porto Sport Club, pelo placar de 2 a 0, na 4ª rodada da competição. Rogério Ceni promoveu mudanças na equipe em relação à escalação que goleou o Sampaio Corrêa por 4 a 0 na estreia pela Copa do Nordeste. Em entrevista coletiva após a partida deste domingo (26), o treinador avaliou o confronto após ter feito rotação do elenco.
“Achei um time competitivo, físico e bastante forte. O Porto baixou um pouco as linhas, o que dificultou um pouco o nosso jogo. O gramado estava um pouco seco e poderia ter sido molhado mais para dar velocidade à bola. Erramos algumas coisas e fizemos alguns ajustes na construção das jogadas ao longo do tempo. Ainda há coisas para acertar, mas vencemos e não sofremos gols. São pontos positivos, e sabemos que é início de temporada e precisamos evoluir o mais rápido possível, pois o tempo é curto”, disse.
O Esquadrão agora se prepara para o Ba-Vi, mas antes do clássico, Ceni comandará seus jogadores em mais um compromisso pelo Campeonato Baiano nesta quarta-feira (29). Projetando os próximos jogos, o treinador comentou sobre o planejamento de rodar o grupo novamente.
“Devemos preparar um time específico para o jogo contra o Vitória. Acredito que seja importante. O gramado no jogo contra o Jequié não oferece boas condições para um jogo de passes curtos. Armaremos um time com as características que o campo pede contra o Jequié e outro contra o Vitória, por se tratar de um clássico em nossa casa. Precisamos dar a importância necessária a esse jogo”, destacou o professor.
Foto: Catarina Brandão/EC Bahia
Ao Bahia Notícias, Rogério Ceni concordou que as novas peças do elenco agregam opções para a rotação durante os jogos. Questionado sobre a pouca variação na escalação em 2024, o treinador lembrou que fez diversas trocas no início daquela temporada, evitando lesões.
“Durante o começo do ano, trocamos muitos jogadores, assim como estamos fazendo agora. Rodamos bastante o elenco, e sempre falei que chegamos bem ao início do Campeonato Brasileiro por termos trocado sete, oito, nove ou até dez jogadores de um jogo para outro. Estamos tentando fazer o mesmo, pois seria impossível sobreviver de outra forma. Acredito que as contratações para o meio-campo ajudam a variar as estratégias e ter boas opções de substituição. No ano passado também tínhamos peças, mas no início da temporada faltaram jogadores para essa posição. Hoje, no meio-campo, estamos tranquilos e, dentro do sistema que escolhemos para jogar, os pontas também têm feito a diferença. Estamos tentando encontrar soluções, mas acho que temos mais opções de reposição neste ano. Vale lembrar que, no ano passado, tivemos poucas lesões justamente porque trocávamos entre 60% e 70% do time de um jogo para outro”, analisou.
O Bahia de Rogério Ceni terá dois dias de treinamento visando o confronto contra o Jequié, que acontecerá no Estádio Waldomiro Borges na noite desta quarta-feira (29), pela 5ª rodada do Baianão 2025. A bola rolará às 19h15.
O Tricolor de Aço ocupa atualmente a quarta colocação na tabela, com cinco pontos. Em caso de triunfo, poderá assumir a liderança, caso Vitória, Atlético e Jacuipense não vençam seus respectivos jogos.
Confira a coletiva completa abaixo:
Comentários Facebook