CIA: “Mais provável” que Covid tenha tido origem em laboratório chinês

Publicado:

Um relatório elaborado durante a gestão do ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e publicado recentemente a pedido do Congresso pelo atual diretor da CIA, John Ratcliffe, indicou que é “mais provável” que a pandemia de Covid-19 tenha surgido de atividades de pesquisa em laboratório do que por meio de uma origem natural.

De acordo com um porta-voz da CIA, embora com pouca certeza, a agência acredita nessa possibilidade com base em análises disponíveis. A CIA mantém que ambas as hipóteses, tanto a ligada à pesquisa quanto a origem natural, são plausíveis para a disseminação do coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela doença.

Passados cinco anos desde o início da pandemia, que vitimou milhões de pessoas globalmente, a origem do vírus que causa a Covid-19 ainda permanece envolta em mistério. Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) busca mais informações da China, o governo chinês alega ter disponibilizado todos os dados requeridos.

As principais teorias sobre a origem da doença incluem a transmissão do vírus de animais para humanos em um mercado de Wuhan, na província de Hubei, na China, com menção a morcegos ou pangolins, ou ainda a possibilidade de uma fuga acidental de um laboratório de pesquisa na mesma região.

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos divergem em suas opiniões sobre a origem da pandemia. Ratcliffe, diretor da CIA na gestão Trump, há tempos sustenta a teoria de vazamento do vírus a partir do Instituto de Virologia de Wuhan.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

George Santos, ex-deputado federal dos EUA filho de brasileiros, é preso em Nova Jersey

George Santos, ex-deputado federal dos Estados Unidos e filho de brasileiros, se entregou às autoridades em Nova Jersey nesta sexta-feira (25) após ser...

Confronto entre Tailândia e Camboja chega ao segundo dia e 60 mil se retiram de zonas de fronteira

Os confrontos entre Tailândia e Camboja entraram no segundo dia, resultando na retirada de cerca de 60 mil pessoas da zona de fronteira....

Trump chega à Escócia para visita particular e reuniões com Von der Leyen e Starmer

Na última sexta-feira (25), Donald Trump desembarcou no aeroporto de Prestwick, na Escócia, dando início a uma visita particular de quatro dias. Entre...