Com recordes de casos e mortes, 2024 foi o ano mais crítico da dengue

Publicado:

Em 2024, a dengue atingiu números recordes no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o país registrou mais de 6,5 milhões de casos prováveis da doença, o maior número da série histórica. Comparado a 2023, houve um aumento de 300% nos casos e 400% nas mortes, totalizando 5.893 óbitos.

A incidência da doença também teve um grande aumento em relação ao ano anterior, com 3.246 casos para cada 100 mil habitantes, quatro vezes mais do que em 2023.

Estados mais críticos

O Distrito Federal foi o que teve a maior taxa de incidência, seguido por Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Apesar de São Paulo não liderar em incidência proporcional, o estado teve o maior número absoluto de casos prováveis, com 2,1 milhões, seguido por Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Explicação para o recorde

O recorde de casos e mortes por dengue em 2024 no Brasil foi atribuído a fatores climáticos, estruturais e biológicos. O El Niño, o desmantelamento das políticas de controle do mosquito e a circulação de diferentes sorotipos do vírus contribuíram para a situação.

Os especialistas apontam a importância de intensificar a vigilância e as ações preventivas, contratando agentes de saúde em número suficiente e realizando visitas domiciliares antes do período de chuvas para combater a epidemia de dengue.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP-BA recomenda que fundação garanta licença-maternidade para mulheres trans

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma recomendação à Fundação Luiz Eduardo Magalhães para reconhecer o...

Veja a explicação de Malafaia sobre R$ 30 mi recebidos de Sheik do Bitcoin

O pastor Silas Malafaia, fundador da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, confirmou à coluna que recebeu um investimento significativo do empresário...