Além do governo Lula, que convocou o atual chefe da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o Congresso Nacional decidiu cobrar a representação americana sobre o tratamento dado aos brasileiros deportados.
Atual presidente da Comissão sobre Migrações e Refugiados do Congresso, o deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE) disse à coluna que acionará a embaixada e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos para tratar do tema.
1 de 13
Imigrantes deportados
Dept. of Defense photo by Senior Airman Devlin Bishop
2 de 13
Imigrantes deportados
Dept. of Defense photo by U.S. Army Sgt. 1st Class Nicholas J. De La Pena
3 de 13
Deportados dos EUA subiram em asa de avião para pedir ajuda
Reprodução
4 de 13
Reunião de Presidentes dos PaÃses da América do Sul, com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio Itamaraty
Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 13
Homem mostra hematoma nas costas
Andre Santos/ Parceiro Metrópoles
6 de 13
VinÃcius Schmidt/Metrópoles
7 de 13
Deportados
Dept. of Defense photo by U.S. Army Sgt. 1st Class Nicholas J. De La Pena
8 de 13
transporte de imigrantes
Dept. of Defense photo by Senior Airman Devlin Bishop
9 de 13
avião de ttransporte
Dept. of Defense photo by Senior Airman Devlin Bishop
10 de 13
Imigrantes deportados deixam os Estados Unidos
@PressSec
11 de 13
Presidente Lula
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
12 de 13
Sgt Kimberly Nagle/U.S. Department of Defense via Getty Images
13 de 13
LetÃcia Clemente/MRE
“Nosso papel agora, como representantes do Congresso Nacional, será acolher, garantir o tratamento adequado aos brasileiros, além de cobrar respeito, denunciando e dando visibilidade ao caso em âmbito mundial. Nossas leis não podem ser submissas a essa polÃtica autoritária, violenta e intolerante caracterÃstica da ultradireita”, disse Gadêlha.
Leia também
Na segunda-feira (27/1), o Itamaraty convocou o encarregado de Negócios da embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, para explicar o que considerou como “distúrbios” na última deportação de brasileiros.
Escobar foi ouvido no Itamaraty pela secretária de Assuntos Consulares, embaixadora Márcia Loureiro. O diplomata está à frente da embaixada americana temporariamente após a então titular deixar o posto, no fim de 2024.
O encarregado de Negócios disse, segundo relatos, que os deportados já viajaram algemados em voos anteriores e que esse é um procedimento adotado pelos americanos.
» Read More
Comentários Facebook