A reunião desta terça-feira (28), a primeira de 2025, repetiu a pauta do último encontro do ano passado, realizada há cerca de um mês.
O objetivo desse novo encontro foi avaliar os avanços e as estratégias para problemas recorrentes enfrentados pela população pradense, visitantes e turistas.

Em pauta, com destaque, os desafios para reduzir:
- A poluição sonora em espaços públicos, com a proposta inicial de promover encontro com empresários, promotores de eventos e donos de carros de som, afim de viabilizar um ambiente mais saudável para todos. No consenso geral, garantia do respeito mútuo, principalmente, porque o município do Prado é belíssimo, atrai um público que muitos lugares almejam, sobretudo, pelo alto poder aquisitivo;
- Os paredões e som alto, principalmente, no centro, na feirinha do bairro São Sebastião e no São Brás;
- A retirada de animais soltos nas ruas que, segundo último levantamento, alcança o total de 121 animais em vias públicas de Prado, com alto risco de provocar acidentes e até disputando lixo com urubus e cachorros. Dentre os agravantes, há histórico de donos de alguns ameaçando de vida e integridade física quem apreender seus animais, inclusive, com uma pessoa morta com essa motivação, segundo denúncias;
- O fechamento de praias por barracas de praia e donos de casas à beira-mar de Prado.

Para Dinorah Maria (presidente do Conselho Municipal de Segurança Publica do Prado), “a função do Conselho Municipal de Segurança Publica não é agradar à todos, mas atuar pelo melhor de todos”, argumentou.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Prado, Max Casagrande, parabenizou o Conselho de Prado por sua atuação. “Muito nos orgulhamos ter um conselho destaque em toda a Bahia inclusive, premiado com reconhecimento por sua atuação em favor do povo pradense”, pontuou.

O comandante da 88a Companhia Independente da Policia Militar (CIPM), Major Álvaro, apresentou a estrutura de policiamento em Prado. Atualmente, está disponível o efetivo de 77 policiais e 2 viaturas, com uma delas mantida em Cumuruxatiba para policiamento ostensivo também em Corumbau e Guarani e outra viatura para a sede e demais distritos e localidades rurais. Apesar de ser número insuficiente, já foi bem menor no passado, quando havia apenas uma viatura e menor efetivo policial. “Nosso maior desafio é garantir a presença do policiamento ostensivo (com policiais fardados e viaturas padronizadas) nas cidades e distritos”, pontuou.

Além do efetivo, o município ainda conta com mais 24 policiais recém-formados até o final do verão 2025, realizando policiamento nas praias, no centro e em motocicletas pelos principais pontos da cidade.
Em relação ao enfrentamento dos pontos pautados na reunião, Major Álvaro disse que a polícia militar está pronta para atuar, mas é preciso estabelecer procedimentos com vários agentes públicos (prefeitura, polícia militar, ministério público, empresários, conselhos e outros) atuando para criar uma legislação, fiscalizar, autuar, apreender, processar e condenar atos reincidentes, o que vale para os casos de poluição sonora, trânsito e animais soltos nas ruas.
Para o Chefe de Gabinete de Prado, Jarbas Vieira, representando o Prefeito Gilvan Produções, “a gestão municipal está disposta à ouvir, dialogar e atuar em favor do melhor para todos”, disse
Comentários Facebook