Deportados dos EUA chegaram algemados a Manaus e foram soltos pela PF

Publicado:

Brasileiros Deportados Chegam Algemados a Manaus e São Liberados pela Polícia Federal

A Polícia Federal informou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que os brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram a viajar algemados. Ao desembarcarem em Manaus, no último dia 24 de janeiro, eles foram soltos pela Polícia Federal brasileira, que garantiu acesso a comida e banheiros.

Os Detalhes Importantes

  • Os brasileiros deportados no primeiro voo da era Trump chegaram a Manaus algemados, porém, foram liberados por policiais federais brasileiros, seguindo ordens do governo federal.
  • Sob a orientação do ministro Lewandowski, a PF removeu as algemas assim que os deportados desembarcaram no Brasil.
  • Inicialmente programado para pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o avião precisou aterrissar em Manaus para abastecimento. Problemas técnicos cancelaram o voo subsequente.
  • Por determinação do presidente Lula, a Força Aérea Brasileira (FAB) será responsável por transportar os deportados do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, para o Aeroporto de Confins.
  • Dos 158 passageiros de diversas nacionalidades, 88 são brasileiros, conforme informações de fontes do Itamaraty ao Metrópoles. Quatro deles já deixaram o grupo em território brasileiro.

O Ministério da Justiça considerou que houve um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”. O órgão assegurou que está trabalhando para concluir a viagem dos deportados com “dignidade e segurança”.

Os deportados desse primeiro voo não foram detidos durante a administração Trump, sendo retirados das ruas ainda sob a gestão do ex-presidente Joe Biden. Outro voo com deportados dos EUA pousou no Brasil no dia 10, também na gestão Biden, com 100 pessoas a bordo.

Lewandowski relatou os eventos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que determinou o voo da FAB para Belo Horizonte.

A Polícia Federal afirmou que impediu que os deportados fossem mais uma vez detidos pelas autoridades americanas. Os passageiros foram recebidos, alimentados, acomodados em área restrita do aeroporto e tiveram acesso a banheiros com chuveiros.

Durante a viagem para Confins, os deportados serão acompanhados e protegidos por militares da FAB e policiais federais.

Chegada do Voo dos EUA

A aeronave com os primeiros deportados dos Estados Unidos na era Trump chegou ao Brasil em Manaus, no dia 24 de janeiro. O avião partirá da Base Aérea de Brasília com destino a Manaus para buscar os brasileiros deportados, previsto para chegar às 14h30.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governador do PL se pronuncia sobre morte de Preta Gil

Neste domingo, 20 de julho, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), expressou sua profunda tristeza pela morte da famosa cantora...

Estudo da USP identifica proteínas-chave para tratamento contra câncer

Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) fez uma descoberta revolucionária para o combate ao câncer. Em um estudo recente,...

Após ato, manifestantes se reúnem na porta do condomínio de Bolsonaro

No último domingo (20), uma onda de apoiadores de Jair Bolsonaro se mobilizou em Brasília, promovendo um ato de apoio ao ex-presidente. O...