Grupos LGBTQIA+ processam Trump por proibir pessoas transgêneras nas Forças Armadas

Publicado:

As organizações GLBTQ Legal Advocates & Defenders (GLAD Law) e o Centro Nacional para os Direitos de Lésbicas (NCLR, na sigla em inglês), que defendem os direitos LGBTQIA+, entraram com uma ação judicial contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contestando a ordem executiva assinada pelo republicano que proíbe pessoas transgêneras nas Forças Armadas.

A ação judicial é fundamentada na busca por igualdade e envolve seis membros ativos das Forças Armadas, além de dois indivíduos que desejam se alistar. Os autores do processo argumentam que a proibição fere os princípios constitucionais de igualdade, que garantem direitos a todos os cidadãos.

Um dos requerentes, o segundo tenente do Exército, Nicolas Talbott, expressou que a identidade de gênero não deve ser um fator que limite a capacidade de servir nas Forças Armadas. Ele destacou que, ao vestir o uniforme, as diferenças pessoais se tornam irrelevantes, e o que realmente conta é a habilidade de desempenhar as funções exigidas.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que grupos de defesa dos direitos LGBTQ+ contestam as políticas de Trump. Em 2017, eles já haviam liderado um desafio à primeira proibição imposta pelo ex-presidente, que foi considerada inconstitucional por tribunais federais e ficou suspensa por quase dois anos. A revogação dessa decisão ocorreu em 2021, quando Joe Biden assumiu a presidência.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Carol Santos

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo Trump revoga visto de Alexandre de Moraes após decisão do STF contra Bolsonaro

O clima político entre os Estados Unidos e o Brasil esquentou. Nesta sexta-feira, 18 de julho de 2025, o secretário de Estado americano...

Astronomer inicia investigação após incidente com CEO em show do Coldplay

Em um inesperado desdobramento no mundo corporativo, a Astronomer, uma prestigiada empresa de inteligência artificial avaliada em cerca de US$ 1,2 bilhão, iniciou...

Erdogan diz a Putin que confrontos armados na Síria ameaçam a região

Na manhã de 18 de julho de 2025, a situação na província de Sweida, no sul da Síria, atingiu um ponto crítico. Após...