O Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão dedicado não apenas ao tratamento, mas também à pesquisa e coordenação de ações de prevenção do câncer, tem como meta dobrar o seu corpo de voluntariado até 2025. Para atingir esse objetivo, o instituto ligado ao Ministério da Saúde optou por flexibilizar os horários de atuação dos voluntários.
As quatro horas semanais, de segunda a sexta-feira, poderão ser distribuídas conforme a disponibilidade de cada voluntário. A equipe do INCAvoluntário, setor de ações sociais do centro de excelência, acredita que essa flexibilização poderá atrair mais pessoas interessadas em realizar trabalho voluntário, especialmente aqueles que têm um emprego formal.
Inscrições
As inscrições são realizadas no site do INCAvoluntário até o dia 20 de fevereiro. Atualmente, o Instituto possui 220 voluntários e espera recrutar mais 200. As atividades de voluntariado são realizadas nos quatro hospitais do Rio de Janeiro, além de ações fora do ambiente hospitalar.
Além da disponibilidade de quatro horas semanais, os pré-requisitos para ser voluntário incluem ter mais de 18 anos, respeitar a neutralidade religiosa das atividades, não ser profissional da área da saúde e, caso tenha histórico de câncer pessoal ou familiar, estar há pelo menos um ano em fase de controle da doença.
Segundo Fernanda Vieira, gerente-geral do INCAvoluntário, o voluntariado proporciona um maior significado à vida das pessoas. “Quem experimenta o voluntariado transforma-se não só em sua vida pessoal, mas também no ambiente profissional”, destaca.
O trabalho realizado pelo corpo de voluntários envolve ações de humanização nos hospitais, triagem de doações, organização de estoques, além de oferecer aulas de artesanato e idiomas. As atividades sociais incluem apresentações teatrais para crianças, acompanhamento de pacientes e familiares em programas culturais e passeios turísticos.
Em 2024, mais de 14 mil pacientes foram beneficiados. Foram distribuídas mais de 5,6 mil bolsas contendo itens como leite em pó, fraldas, produtos de higiene pessoal e perucas.
No ano anterior, o INCAvoluntário lançou o bolsa-cartão, uma iniciativa para facilitar a distribuição de doações para pacientes e familiares, beneficiando 5,9 mil pessoas e representando um montante de quase R$ 895 mil. “Esses números não são apenas estatísticas, eles representam vidas tocadas, famílias amparadas e sonhos realizados”, ressalta a gerente do INCAvoluntário.
Comentários Facebook