Da aplicação das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo (com aplicação de mais de R$ 405 mil em projetos locais) à revitalização de espaços públicos, a gestão do Prefeito Zico de Baiato, realizou várias ações, aplicando investimentos robustos com uma gestão estratégica para dinamizar a cultura do município de Alcobaça e promover o fortalecimento do setor cultural para alcançar novos patamares de visibilidade e reconhecimento.

A modernização administrativa, com a criação da Diretoria de Cultura e a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, assegura uma base sólida para políticas públicas de atendimento das necessidades locais, numa iniciativa de preservação do patrimônio, de fortalecimento da diversidade cultural e inclusão das minorias e povos originários. Além disso, a revitalização de espaços históricos, como a Casa da Cultura e a Praça da Caixa D’Água, aliada à organização de um calendário cultural participativo, consolida a cultura de Alcobaça como uma referência cultural. Com esses avanços, o município se preparou para ampliar sua projeção, atrair novos públicos e garantir que as manifestações culturais locais sejam cada vez mais valorizadas.
A expectativa é que essas iniciativas resultem num ciclo mais forte para os próximos quatro anos, fortalecendo a identidade cultural de Alcobaça, promovendo o turismo e garantindo o protagonismo das suas tradições em cenários regionais e nacionais.

Para o Diretor Municipal de Cultura, Romário dos Santos, “essas políticas públicas de fomento do trabalho artístico garantem oportunidades para os talentos alcobacenses, com a inclusão de artistas locais em eventos de destaque e o resgate de festividades tradicionais, como o São Pedro e a marujada, por exemplo, ampliam a relevância das expressões culturais dentro e fora do município”, destaca.
Comentários Facebook