O Ministério das Relações Exteriores do Brasil questionará o governo dos Estados Unidos sobre o que foi considerado um “tratamento degradante” dado aos brasileiros deportados pelo governo de Donald Trump. Os deportados chegaram ao Brasil algemados e acorrentados, o que gerou indignação por parte do governo federal brasileiro.
Os brasileiros deportados, no primeiro voo sob a gestão Trump, desembarcaram em Manaus algemados e foram posteriormente libertados por policiais federais brasileiros por ordem do governo. Apesar do voo estar previsto para aterrissar em Belo Horizonte, precisou pousar em Manaus para reabastecimento, devido a problemas técnicos. Na capital do Amazonas, a continuidade do voo foi cancelada devido a esses problemas.
Dos 158 passageiros de diversas nacionalidades no voo, 88 eram brasileiros, sendo que quatro deles foram liberados ainda em território brasileiro. Para o Ministério da Justiça, houve uma clara violação dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros. O Itamaraty, chefiado pelo ministro Mauro Vieira, visitou Manaus para se reunir com autoridades locais da Polícia Federal e da Força Aérea Brasileira para obter mais informações sobre o ocorrido com os deportados dos EUA.
O ministério usará o conteúdo dessas reuniões para exigir esclarecimentos sobre o tratamento dispensado aos deportados que chegaram algemados ao Brasil.
Assista abaixo imagens dos brasileiros desembarcando acorrentados:
Se você deseja se manter informado sobre os acontecimentos mais relevantes e receber notificações em tempo real, não deixe de acompanhar essa e outras notícias importantes.
Comentários Facebook