O renomado apresentador, locutor e dublador João Baptista Belinaso Neto, conhecido como Léo Batista, faleceu aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Internado desde 6 de janeiro no Hospital Rios D’Or, inicialmente por desidratação e dores abdominais, descobriu-se um tumor no pâncreas. Com mais de 50 anos de história no jornalismo esportivo, Léo Batista foi uma figura icônica na televisão e no rádio, tendo trabalhado por décadas na Rede Globo.

Além de ter participado do programa “Globo Esporte”, Léo contribuiu para outros programas importantes da emissora, como Jornal Nacional, Fantástico e Jornal Hoje. Ele adquiriu o apelido de “A Voz Marcante” por cobrir 13 Copas do Mundo, 13 Jogos Olímpicos e reportar eventos como as mortes de Getúlio Vargas, Princesa Diana e Ayrton Senna. Casado com Leyla Chavantes Belinaso, que faleceu aos 84 anos em 2022.
Conheça mais sobre a vida do jornalista:
Léo Batista iniciou sua carreira como locutor na praça de Cordeirópolis, interior de São Paulo, durante a “era de ouro” do rádio. Ele se aventurou na televisão nos primórdios desse meio de comunicação incerto. Na Rádio Globo, narrou a Copa do Mundo de 1950 no Rio, o que o levou à emissora em 1953.
No comando do programa “Globo no Ar”, foi a primeira voz a noticiar o suicídio do presidente Getúlio Vargas em 1954. Pouco depois, ingressou na TV Rio e apresentou o Telejornal Pirelli, concorrente do famoso Repórter Esso da TV Tupi.
Em 1970, Léo Batista foi convidado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho para a cobertura da Copa do Mundo na Rede Globo, onde se tornou âncora do Jornal Hoje no ano seguinte. Participou da criação e apresentação de programas como Esporte Espetacular e Globo Esporte.
Além de sua atuação com comunicador, Léo Batista se envolveu em diversas áreas artísticas, como canto, artes plásticas, comédia e literatura. Também foi dublador, marcando uma geração como a voz dos heróis da Marvel nos desenhos animados dos anos 60.
*Reportagem produzida com auxílio de IA e informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carol Santos
Comentários Facebook