A situação nas estações Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi, localizadas na zona norte de São Paulo, ainda não se normalizou desde a ocorrência do temporal da última sexta-feira (24).
No entanto, o Metrô de São Paulo informou que as ações de drenagem, limpeza e reforço estrutural na Linha 1-Azul já foram concluídas. Os sistemas elétricos e de controle estão passando por análises para que a totalidade das operações sejam retomadas.
Neste domingo (26), os trens estão circulando somente entre Jabaquara e Santana, devido ao trecho que permanece fechado. Os passageiros estão sendo atendidos por ônibus gratuitos do sistema Paese.
Cerca de 200 trabalhadores estão empenhados em restabelecer o funcionamento da Estação Jardim São Paulo. Os esforços incluem a limpeza dos túneis inundados, a restauração dos sistemas elétricos, a renovação estrutural de um muro que cedeu devido à força da água e a manutenção dos sistemas internos da estação.
Na véspera do aniversário de São Paulo, a região foi atingida por uma tempestade com chuvas intensas, ventos fortes e granizo, causando alagamentos em diversas áreas.
A situação mais crítica foi registrada na Estação Jardim São Paulo, onde vídeos mostram passageiros se segurando no corrimão para não serem arrastados pela água. Infelizmente, os estragos causados pela tempestade incluíram desabamentos, carros arrastados pela correnteza e até mesmo uma fatalidade. Um artista plástico de 73 anos faleceu em sua casa, em Pinheiros, devido à invasão das águas.
A chegada de uma frente fria no domingo pode provocar novas tempestades com ventos fortes e raios em distintas regiões, resultando na formação de um gabinete de crise para situações emergenciais.
A previsão é de chuvas fortes no decorrer da segunda-feira na capital paulista e em cidades da região metropolitana. As temperaturas variam entre 21°C e 28°C, com umidade do ar em torno de 60%.
Comentários Facebook