Lula celebra 80 anos da libertação de Auschwitz: “Nunca mais”

Publicado:


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nota, nesta segunda-feira (27/1), em que celebra o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data coincide que o dia em que o campo de concentração de Auschwitz foi libertado.

Lula destacou que Auschwitz foi o palco de uma brutalidade indescritível, onde pereceram um milhão dos seis milhões de judeus que perderam suas vidas sob a barbárie do regime nazista de Adolf Hitler.

“Recordar seus horrores não é apenas um ato de memória, mas também um gesto de compromisso com a Humanidade diante dos perigos do extremismo que ressurge nos dias de hoje”, ressalta.

“Como presidente do Brasil, renovo meu compromisso com a luta contra o antissemitismo e contra todas as formas de discriminação”, afirma. “Nunca mais”.

O campo de concentração de Auschwitz, instalado pelos alemães na Polônia em 1940, se tornou um dos símbolos do terror do Holocausto. No local, os nazistas submetiam os prisioneiros a trabalhos forçados e realizavam execuções.

O genocídio durante a 2ª Guerra Mundial, conhecido como Holocausto, resultou na morte de milhões de judeus, além de outros grupos minoritários.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FutFestBol estreia em Salvador com homenagens e vencedores do cinema de futebol

O toque inicial desta celebração não ecoou em campo, mas nas telas do cinema. Na vibrante cidade de Salvador, entre 6 e 10...

Homem é preso após confessar morte de jovem desaparecida no litoral

Uma tragédia abalou o litoral paulista com a descoberta do corpo de Sarah Picolotto dos Santos Grego, uma jovem de Jundiaí que desapareceu...

No JusPod, Dirley da Cunha Jr. fala sobre as medidas cautelares atípicas

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, em razão de violações a medidas cautelares que incluíam...