O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marcos Amaro dos Santos, recebeu um celular da marca Huawei e um jogo de chá de porcelana chinesa durante um jantar em 20 de novembro de 2024 oferecido pelo governo brasileiro ao presidente chinês, Xi Jinping. Ambos os presentes foram entregues ao acervo público da União, após a Comissão de Ética Pública entender que não poderiam ser mantidos pelo ministro.
O secretário-executivo do GSI, Ivan de Sousa Corrêa Filho, e o secretário-executivo adjunto, Lincoln Bernardes Júnior, também foram presenteados pelo governo chinês com jogos de chá e celulares iPhone 16, que igualmente foram devolvidos. Os presentes ultrapassaram o limite considerado como brindes para autoridades públicas.
O celular Huawei Mate 60 Pro recebido pelo ministro pode ser encontrado online por R$ 5,3 mil, enquanto o celular iPhone 16 tem o valor estimado em R$ 7,8 mil no site da Apple.
A entrega dos presentes foi parte de uma série de eventos durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, que incluíram também a assinatura de 37 acordos bilaterais entre os dois países.
Comentários Facebook