Ministro Flávio Dino suspende repasses a ONGs que não cumprem critérios de transparência

Publicado:

Ministro Flávio Dino suspende repasses a ONGs que não cumprem critérios de transparência

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, decidiu suspender os repasses de emendas parlamentares para 13 Organizações Não Governamentais (ONGs) que não atendem aos critérios de transparência. Outras 9 entidades não cumprem integralmente os critérios exigidos.

A decisão foi tomada com base em um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), que apontou que metade das 26 organizações fiscalizadas não possuem mecanismos de transparência para os recursos recebidos.

  • Foi determinada uma auditoria da CGU nas 13 ONGs que não cumprem os critérios de transparência;
  • Um prazo de 60 dias foi estabelecido para que apresentem um relatório sobre o assunto;
  • As outras 9 entidades que não atendem integralmente aos critérios têm 10 dias para cumprir as exigências de transparência;
  • Essas ONGs serão cadastradas no Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) e na lista de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (CEPIM).

O Ministro Flávio Dino justificou que a falta ou insuficiência de transparência dificulta o controle, especialmente o controle social, fundamental para a supervisão adequada e a prestação de contas na aplicação dos recursos públicos.

A Advocacia-Geral da União (AGU) tem cinco dias, a partir desta sexta-feira, para informar aos ministérios que novos repasses não devem ser feitos às organizações mencionadas.

O relatório da CGU avaliou 26 entidades selecionadas com base no volume de recursos recebidos. Entre elas, 13 ONGs não divulgam informações transparentes, 9 têm informações incompletas e 4 apresentam transparência adequada em suas informações.

Além disso, 7 entidades não foram contabilizadas devido à falta de pagamentos de 2020 a 2024, mesmo havendo registro de reserva de recursos a partir de dezembro do ano passado.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 10 unidades de PMs de Salvador e RM passam a utilizar câmeras corporais

A partir desta sexta-feira (8), mais de dez unidades da Polícia Militar de Salvador e Região Metropolitana começam a utilizar as Câmeras Corporais...

Homem condenado por armar bomba no aeroporto está foragido há 45 dias

George Washington de Oliveira Sousa, de 57 anos, está foragido há 45 dias após ser condenado, em maio de 2023, por uma tentativa...

Itamaraju: PM recupera moto roubada e prende suspeitos de assalto a correspondente bancário

Na tarde de quinta-feira, 07 de agosto, a equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar...