MPBA recomenda afastamento de parentes de prefeita em Muritiba

Publicado:

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou à prefeita de Muritiba, Rosilvanda Oliveira Reis, a anulação de todas as nomeações de ocupantes de cargos comissionados, funções de confiança ou contratações temporárias que sejam cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau da autoridade nomeante ou de outros servidores da mesma administração pública, no prazo de 30 dias. A recomendação foi assinada pela promotora de Justiça Neide Reimão Reis.

O MP solicitou também o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal para estabelecer de forma explícita a proibição de nomeações para cargos políticos não eleitos, reforçando os critérios de impessoalidade e moralidade administrativa, em 45 dias.

Além disso, o órgão orientou o Município a não realizar novas nomeações em situações que violem os princípios constitucionais, em especial a Súmula Vinculante nº 13, que proíbe o nepotismo no serviço público. Também é exigido que os futuros nomeados assinem declarações confirmando a ausência de vínculos familiares caracterizando nepotismo.

O município precisa fornecer, em 30 dias, informações detalhadas sobre as medidas adotadas, acompanhadas de documentação comprobatória.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motorista da prefeitura de Itabela é morto dentro de casa em Monte Pascoal

Na manhã desta quinta-feira (31), um trágico incidente chocou a comunidade de Itabela. Antônio Carlos Gonçalves dos Santos, um motorista da...

STF mantém decisão que obriga Estado da Bahia a fornecer medicamento que custa R$ 173 reais

Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a obrigação do Estado da Bahia de fornecer o medicamento Nesina 25...

Polícia Civil prende cinco e apreende drogas, dinheiro e veículos em Jequié e Vitória da Conquista

Na manhã desta quinta-feira (31), uma ação ousada da Polícia Civil...