Mudar aposentadoria de militares está nas prioridades de Lula em 2025

Publicado:

Líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT-CE) afirmou que a reforma da aposentadoria de militares é um dos três pilares da agenda legislativa do Planalto neste ano. O deputado afirmou que o projeto para diminuir os privilégios dos fardados junto à Previdência deve ser enviado após as eleições internas no Congresso e a aprovação do orçamento de 2025.

“Temos três prioridades. A isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, o projeto de reforma da renda dos militares e a PEC do 6 x1. Esse último tema é mais uma posição pessoal minha, lutarei por isso. Os dois primeiros completam o anunciado como o novo pacote fiscal”, afirmou Guimarães à coluna.

A reforma da aposentadoria dos militares faz parte do pacote de corte de gastos enviado pelo governo Lula em 2024. O Congresso, porém, aprovou apenas os projetos com alto custo de popularidade para o presidente Lula, como o endurecimento das regras para entrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O governo espera que o corte dos privilégios dos militares tenha apelo popular e seja aprovado sem maiores problemas no Congresso. A expectativa é que a bancada militar no Legislativo não seja acompanhada pelo centrão na defesa das atuais regras dos fardados.

Hoje, um militar se aposenta com 35 anos de serviço. De acordo com a proposta desenhada pelo governo, haverá uma idade mínima de 55 anos. Essa nova regra passaria a valer em 2032.

O projeto, porém, causou alvoroço nas Forças Armadas. No ano passado, a Marinha chegou a divulgar um vídeo questionando o discurso de que os militares possuem privilégios. O material foi objeto de discussão posterior entre Lula e o comandante Marcos Sampaio Olsen.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudo da USP identifica proteínas-chave para tratamento contra câncer

Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) fez uma descoberta revolucionária para o combate ao câncer. Em um estudo recente,...

Após ato, manifestantes se reúnem na porta do condomínio de Bolsonaro

No último domingo (20), uma onda de apoiadores de Jair Bolsonaro se mobilizou em Brasília, promovendo um ato de apoio ao ex-presidente. O...

Inscrição para faculdade gratuita em São Bernardo acaba neste domingo

As inscrições para o programa de bolsas da Faculdade de São Bernardo terminam neste domingo, às 23h59. Voltado para pessoas de baixa renda...