No final de 2024, 63 trabalhadores foram resgatados na fábrica da BYD em Camaçari, Bahia, e retornaram à China após a virada do ano. A Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre) está atenta ao caso e cobrou responsabilidade da montadora chinesa em relação às condições de trabalho.
O titular da Setre, Augusto Vasconcelos, em entrevista à rádio Antena 1 Salvador, destacou a cobrança feita à BYD para priorizar a contratação de trabalhadores baianos. Ele enfatizou a importância da proteção dos direitos trabalhistas e afirmou que a situação não deve afetar as relações comerciais entre Brasil e China.
Vasconcelos ressaltou o compromisso do governo estadual em qualificar profissionais para atender às demandas da BYD, buscando assegurar que a maioria dos empregos gerados seja destinada aos residentes locais. O foco na formação técnica e profissional é parte essencial desse processo, visando a valorização da mão de obra baiana.
Além disso, a Setre está trabalhando em parceria com instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, para preparar os trabalhadores não apenas para a BYD, mas para o setor automobilístico como um todo. O esforço conjunto visa garantir oportunidades de emprego para os profissionais da Bahia, fortalecendo o mercado local e promovendo a qualificação da mão de obra regional.
Comentários Facebook