Resumo: Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, 75,6% dos autores de feminicídio tinham antecedentes criminais. O levantamento abrange 210 homicídios de mulheres entre 2015 e 2024. Ana Virtuoso, vítima do primeiro feminicídio de 2025, sofria violência do suspeito, que tinha histórico de agressões anteriores.
Informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) revelam que 75,6% dos responsáveis por feminicídios tinham registro criminal. Os dados consideram 210 assassinatos de mulheres entre 2015 e 2024 na região.
A região da Cidade Estrutural, Itapoã, Fercal e Santa Maria se destacam com altas taxas de crimes. Do total de vítimas, 168 eram mães, e mais de 64% delas haviam enfrentado violência anterior.
Ana Moura Virtuoso, 27 anos, morta em 2025, foi vítima do primeiro feminicídio do ano. Ela denunciava agressões há anos, e o suspeito, Jadison Soares da Silva, acumulava denúncias por violência doméstica.
O painel da SSP-DF também revela que a maior parte dos feminicídios ocorreu com armas brancas e por motivações como ciúmes e término de relacionamento. Os casos são avaliados criteriosamente, podendo uma tentativa de feminicídio evoluir para o crime consumado.
Jadison, preso pela Polícia Civil do DF, tinha contra si diversas denúncias, e Ana buscou medidas protetivas, porém, ele acabou sendo liberado provisoriamente. O suspeito foi encontrado na rodoviária de Formosa (GO) tentando fugir.
Comentários Facebook