Nunes inicia 2º mandato com ala bolsonarista e núcleo político pessoal

Publicado:

O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), inicia seu segundo mandato com uma ala bolsonarista e com uma presença mais marcante de políticos de sua confiança. A cerimônia de posse aconteceu na tarde desta quarta-feira (1º/1), com Nunes, seu vice Mello Araújo e os 55 vereadores eleitos.

Após assumir em maio de 2021, sucedendo Bruno Covas (PSDB), Nunes manteve políticos mais ao centro, semelhantes ao perfil do ex-prefeito. Agora, para seu segundo mandato, incorporou representantes do conservadorismo em sua gestão, seguindo a linha privatista e rígida na segurança de seu principal aliado político, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Reeleito com mais de 3 milhões de votos, Nunes montou um secretariado alinhado com seu perfil político e com um espaço para a ala bolsonarista que o apoiou. O vice, coronel Mello Araújo, foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o apoiou discretamente durante a campanha.

Outra integrante dessa ala é a advogada Angela Gandra, que assumirá a Secretaria de Relações Internacionais. Indicada pela vereadora Zoe Martinez (PL), ligada à família Bolsonaro.

Na gestão de Nunes, também está presente Rodrigo Ashiuchi, ex-prefeito de Suzano, mais próximo da ala do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Nunes tem adotado um perfil nas redes sociais com características do bolsonarismo e de Tarcísio, enfatizando parcerias entre prefeitura e estado. Apesar dos elogios públicos, especula-se que Tarcísio esteja desconfortável nos bastidores com a postura do prefeito após a reeleição.

Outro destaque na gestão são as parcerias público-privadas, especialmente para ciclovias e centros esportivos. Além disso, Nunes promete uma agenda mais liberal na educação, com a ampliação de concessões de escolas à iniciativa privada e adesão ao modelo de escolas cívico-militares proposto por Tarcísio.

Além disso, a gestão conta com ex-prefeitos da Grande São Paulo em cargos estratégicos, como Orlando Morando, Rogério Lins, e outras promessas e mudanças que marcam o início do segundo mandato de Nunes.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto do Pecém bate recorde histórico e impulsiona economia cearense

Localizado a 60 km de Fortaleza, o Porto do Pecém se tornou um verdadeiro motor de desenvolvimento para a região e o Brasil....

Série D: confira melhores momentos de Altos-PI e Santa Cruz-PE

No último jogo transmitido pelo Metrópoles, Altos-PI e Santa Cruz-PE empataram em 0 a 0 no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. A decisão...