A Polícia Civil de São Paulo lançou a Operação Heisenberg para combater uma rede de tráfico de metanfetamina, inspirada na série de TV Breaking Bad. Entre os alvos dos mandados de prisão está um traficante mexicano apelidado de Hector Salamanca, em referência a um personagem da série.
Breaking Bad conta a história de Walter White, um professor de química que passa a fabricar metanfetamina após ser diagnosticado com câncer. Ao longo da trama, ele se torna um traficante temido, usando o codinome Heisenberg, que deu nome à operação policial em São Paulo.
Hector Salamanca, personagem da série, é um integrante do cartel mexicano de drogas. Na vida real, Hector de La O Alvarez, conhecido como Hector Salamanca, é um mexicano investigado na Operação Heisenberg.
Em julho, Hector escapou dos investigadores ao sair de um apartamento em São Paulo minutos antes da chegada da polícia. No local, foram apreendidos 2 kg de metanfetamina e presos traficantes chineses.
A descoberta do laboratório de drogas foi possível graças a denúncias de um chinês enganado ao vir ao Brasil para um falso emprego, sendo na verdade parte de uma operação de tráfico de drogas.
Policiais encontraram registros de Hector no prédio onde funcionava o laboratório, incluindo 20 visitas ao local. Fontes da polícia indicam que ele se encontrava com traficantes chineses presos durante as apreensões.
A ação em julho levou a descoberta de uma rede de traficantes que controlam o mercado de metanfetamina em São Paulo, envolvendo chineses, mexicanos, nigerianos e portugueses.
Conversas em celulares, monitoramento de encontros e transferências de dinheiro embasaram a Polícia Civil a realizar 60 prisões e 101 buscas na Operação Heisenberg, deflagrada em dezembro.
Hector Salamanca, um dos alvos, continua foragido.
Comentários Facebook