O Diário Oficial da União desta sexta-feira (24) publicou duas portarias do Ministério da Justiça e Segurança Pública que prorrogam a presença da Força Nacional em operações de segurança por mais 90 dias, visando manter a ordem pública.
A Portaria n° 861 amplia a atuação da Força Nacional no Centro Integrado de Operações de Fronteira (Ciof) em Foz do Iguaçu (PR), com foco no apoio ao combate aos crimes transnacionais, como tráfico de drogas e armas, financiamento ao terrorismo e lavagem de dinheiro.
Notícias Relacionadas:
- Governo federal autoriza envio da Força Nacional para Rondônia.
- Efetivo da Força Nacional é reforçado no Paraná após ataques a indígenas.
O Ciof, construído com o apoio da empresa estatal binacional Itaipu e do governo do Paraná, desempenha um papel crucial no enfrentamento dos referidos crimes.
Por sua vez, a Portaria n° 862 prorroga a atuação da Força Nacional na Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Pará, em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai), com o objetivo de preservar a integridade das pessoas e do patrimônio no local.
Situada no nordeste paraense, entre os municípios de Santa Luzia do Pará, Nova Esperança do Piriá e Paragominas, a terra indígena abrange uma área de 280 mil hectares, onde residem aproximadamente 2,5 mil indígenas das etnias Tembé, Timbira e Ka’apor.
Essas ações reforçam o compromisso do Estado em assegurar a segurança e proteção das diferentes comunidades, garantindo a preservação da ordem e da tranquilidade em áreas estratégicas.
Comentários Facebook