Nesta sexta-feira (24), o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, situado em Confins, Minas Gerais, receberá o primeiro voo com deportados dos Estados Unidos desde o início do segundo mandato do presidente Donald Trump. A deportação era uma das principais promessas de campanha de Trump.
Embora o Itamaraty ainda não tenha confirmado a nacionalidade dos deportados, informações do G1 indicam que 88 passageiros são brasileiros. Este voo não é a primeira chegada de deportados ao Brasil em 2025. Em 10 de janeiro, ainda na gestão de Joe Biden, um avião com 100 deportados pousou na capital mineira.
Na quinta-feira (23), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, anunciou em suas redes sociais que 538 imigrantes ilegais foram detidos desde a posse de Donald Trump, destacando como o início da “maior operação de deportação em massa da história”. Entre os detidos, há um suspeito de terrorismo, quatro membros de uma gangue mexicana e outros indivíduos condenados por crimes sexuais menores. É possível que parte desses deportados detidos em Confins tenha sido presa durante o governo Biden, devido ao intervalo de tempo entre as deportações.
Comentários Facebook