Reforma ministerial: Lula deve dar mais espaço a PSD e MDB e tirar ministros do PP e União

Publicado:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia fortalecer o PSD e o MDB em uma iminente reforma ministerial. Segundo auxiliares do presidente, as alterações planejadas para fevereiro devem trazer um maior protagonismo a estas siglas e uma eventual redução em outras que não têm demonstrado ‘fidelidade’ ao governo.

O PSD e o MDB são vistos como uma prioridade, dentro do governo Lula, para a formação de uma aliança eleitoral forte para o pleito presidencial de 2026. Os dois partidos são os dois que mais possuem prefeituras nacionalmente e têm demonstrado serem grandes forças políticas dentro do Congresso Nacional.

Uma das possíveis reformas de Lula seria a retirada do PSD do Ministério da Pesca para realocá-lo em Ministérios considerados mais interessantes, como Turismo, Esporte ou Comunicações. Já com o MDB, a estratégia governista seria aumentar a representatividade, atualmente, de 3 pastas, para 4, assumindo Ciências e Tecnologia ou Pesca.

A DANÇA DAS CADEIRAS DA ESPLANADA

Com o aumento do espaço para estes partidos, o governo teria que reduzir a representatividade de partidos que já foram da sua base, mas que, nos últimos tempos, têm demonstrado certa ‘infidelidade’ ao partido do presidente no Congresso, com poucas votações pró-governo na Casa: O União Brasil e o PP.

Os partidos têm sinalizado que não apoiarão a reeleição de Lula em 2026, e deverão decidir ainda este ano se seguirão na esplanada dos Ministérios. O PP controla o Esporte e o União, Turismo e Comunicações, além de um indicado do senador Davi Alcolumbre (AP) para Integração e Desenvolvimento Regional.

Em votações de projetos governistas, o PP ainda tem apresentado um nível satisfatório de fidelidade, enquanto o União apresenta um dos maiores índices de infidelidade. A ideia do governo é aumentar o espaço de siglas que poderiam ser cruciais na formação de uma frente ampla para a reeleição de Lula.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fortaleza e Botafogo empatam e deixam em aberto vaga para final do Brasileiro Feminino A2

Na emocionante semifinal do Brasileiro Feminino A2, Fortaleza e Botafogo protagonizaram um duelo impiedoso, finalizando o primeiro jogo em um eletrizante empate de...

Khellven celebra chegada ao Palmeiras: ‘Voltei a um gigante e estou ansioso para estrear’

Aos 24 anos, o lateral-direito Khellven faz sua estreia como jogador do Palmeiras, demonstrando grande entusiasmo e disposição. Durante sua apresentação oficial, ele...

Lewandowski sofre lesão na coxa e é dúvida no Barcelona para início da temporada

Uma sombra paira sobre o início da temporada do Barcelona. O renomado atacante polonês Robert Lewandowski, aos 36 anos, enfrenta uma nova batalha:...