O ministro da Casa Civil, Rui Costa, ofereceu uma sugestão inusitada para lidar com a alta de preços de frutas no mercado. Em uma declaração aos jornalistas, ele sugeriu que os consumidores considerem trocar a laranja por outras frutas, caso o preço da primeira esteja elevado.
Rui Costa explicou que, diante dos altos preços internacionais, não adianta reduzir as taxas de importação, pois a falta de produtos fora do país inviabiliza essa estratégia. Sendo assim, a ideia é focar nas frutas mais acessíveis no mercado externo para equilibrar os preços internos.
Após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Rui Costa ressaltou que o governo pretende atuar na redução das taxas de importação de alimentos mais caros internamente em comparação com o mercado global. Para ele, não há motivo para o país manter preços acima do padrão internacional.
A estratégia delineada pelo ministro visa avaliar quais produtos têm preços mais baixos internacionalmente e implementar taxas de importação mais favoráveis para esses alimentos. É uma medida para equilibrar os preços domésticos e os preços internacionais, buscando trazer os valores para um patamar mais justo.
Dessa forma, a administração federal pretende agir prontamente, reduzindo as taxas de importação de todos os produtos que apresentarem preços superiores localmente em comparação com o mercado global. A intenção é trazer os preços ao menos ao nível internacional, tornando o consumo mais acessível para a população.
Comentários Facebook