STF assegura licença-maternidade a servidores e PMs da Bahia em processo de adoção e paternidade solo

Publicado:

Resumo: Policiais militares da Bahia adotantes terão direito a 180 dias de licença-maternidade, sem limite de idade da criança adotada. O STF estendeu o benefício aos servidores civis e policiais que serão pais solo, biológicos ou adotivos. A decisão ocorreu em sessão virtual, finalizada em 20 de dezembro.

STF garante licença-maternidade a servidores e PMs baianos em processo de adoção e paternidade solo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade que as policiais militares da Bahia que adotarem terão direito a licença-maternidade de 180 dias, independentemente da idade da criança. A decisão foi tomada durante o julgamento de uma ação direta de constitucionalidade que questionava regras vigentes no estado.

Anteriormente, a lei estadual previa que a licença só poderia ser concedida para adoção de crianças com até um ano de idade. Com a mudança, a mesma regra passa a valer para gestantes, lactantes e adotantes de todas as faixas etárias.

O STF também estendeu o direito à licença-maternidade para servidores civis e policiais militares que exercerão a paternidade solo, seja por via biológica ou adoção.

A análise da ação ocorreu de forma virtual, em sessão realizada entre os dias 29 de novembro e 6 de dezembro, com relatoria da ministra Cármen Lúcia. O processo foi finalizado em 20 de dezembro, com a decisão transitando em julgado pela Corte.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por desobedecer medidas protetivas contra ex-companheira em Coração de Maria

Um homem de 43 anos foi detido em Coração de Maria, no Portal do Sertão, sob a acusação de desrespeitar medidas protetivas em...

Clínicas alertam risco de descontinuidade no Planserv diante de atrasos e valores abaixo do SUS

A chegada de Rodrigo Pimentel à Secretaria de Administração da Bahia e a nomeação de Luiz Eduardo Pérez como coordenador-geral do Planserv têm...

Elenco do longa ‘Deixe-me Viver’, desembarca em Trancoso para gravação milionária; saiba mais

A Bahia vai brilhar nas telonas com o filme 'Deixe-me Viver', conduzido pela atriz Mônica Carvalho, que também atua como roteirista e produtora....