Trump impõe sanções à Colômbia após Petro recusar voos com migrantes deportados
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de pesadas tarifas de importação e outras sanções à Colômbia, em resposta à recusa do presidente Gustavo Petro em receber aviões militares com migrantes deportados. Tal atitude, segundo Trump, colocou em risco a segurança nacional e pública dos EUA, levando-o a ordenar medidas de represália imediatas e decisivas, como tarifas de 25%, restrições de viagem e a revogação imediata de vistos para funcionários colombianos.
A recusa do governo colombiano em aceitar os voos de deportação foi motivada por relatos de brasileiros que descreveram abusos por parte de agentes de imigração americanos durante o processo. Em virtude dessa situação, o Itamaraty solicitou explicações aos EUA sobre o tratamento degradante dado aos brasileiros, incluindo agressões, ameaças e condições inaceitáveis durante as 50 horas em que permaneceram algemados e sem ar condicionado.
Os brasileiros deportados finalmente chegaram ao Brasil, após uma escala forçada em Manaus, devido a problemas na aeronave dos EUA. O grupo chegou a Belo Horizonte somente no sábado (27).
Comentários Facebook