VÍDEO: Ex-Bahia, Léo Pelé é vitima de racismo no Couto Pereira durante Athletiba

Publicado:

O zagueiro Léo, ex-jogador do Bahia e atualmente no Athletico, foi vítima de racismo durante o clássico contra o Coritiba, disputado no Couto Pereira no último sábado (20) durante o Athletiba, pela quinta rodada do Campeonato Paranaense. Um vídeo publicado nas redes sociais registrou um torcedor do Coritiba insultando o atleta com falas racistas após sua expulsão no primeiro tempo.

No vídeo, o homem é ouvido dizendo: “Macaco não se cria no Couto Pereira. Vai embora, Léo Pelé, seu preto, macaco do caralho. Olha para cá, seu macaco”.

Após o incidente, Léo e um segurança do Athletico foram até a Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), que está instalada no estádio, para registrar um boletim de ocorrência, porém não encontraram ninguém no local. O registro será efetuado na segunda-feira (22).

O delegado Luiz Carlos de Oliveira, responsável pelo Demafe, informou ao ge que o caso será investigado e que medidas serão tomadas para identificar o autor das ofensas.

Clubes e instituições se manifestam

Em nota, o Athletico repudiou veementemente o ato racista e assegurou que está adotando as medidas necessárias.

“O clube informa que está tomando todas as providências cabíveis para que os responsáveis sejam identificados e punidos na forma da lei. A prática de injúria racial é crime, equiparada ao racismo. A Lei Geral do Esporte também prevê punições severas para atos discriminatórios no ambiente esportivo, podendo resultar em sanções administrativas e até no banimento dos envolvidos.

O Athletico segue prestando total apoio ao atleta Léo. O compromisso do Athletico na luta contra o racismo é inegociável, e o futebol deve ser um espaço de respeito, diversidade e inclusão”, diz a nota do CAP.

“O racismo jamais deve fazer parte do futebol. O que aconteceu com o atleta Léo é e sempre será inaceitável. Lamentável que tenha ocorrido em nosso estádio. Tomaremos todas as medidas que estiverem ao nosso alcance para identificar o agressor e continuaremos trabalhando para que isso jamais se repita”, escreveu o Coritiba, também em comunicado.

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) também condenou veementemente o ato racista, classificando-o como criminoso e ressaltando a necessidade de punição aos responsáveis.

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), recorreu às redes sociais para reforçar a importância da investigação e responsabilização do autor das ofensas.

“Vamos aguardar a polícia identificar quem fez isso e cobrar punição”.

No gramado, o jogo entre Coritiba e Athletico terminou em empate por 0 a 0 no Couto Pereira.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-Vasco fala de amizade com Marco Reus e pedido a Lionel Messi

Gabriel Pec, revelação do futebol, tem se destacado desde sua chegada ao Los Angeles Galaxy. Após cinco temporadas no Vasco, ele mergulha em...

Carlos Prates ‘humilha’ Neal em nocaute no primeiro round do UFC 319

No UFC 319, realizado em Chicago, o brasileiro Carlos Prates confirmou sua ascensão no mundo das artes marciais mistas ao nocautear o norte-americano...

Alcaraz derrota Zverev e enfrentará Sinner na final do Masters 1000 de Cincinnati

Neste sábado, o talento jovem e vibrante do tênis, Carlos Alcaraz, fez história ao derrotar o alemão Alexander Zverev por 6-4 e 6-3,...