O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, acaba de receber novos equipamentos de inspeção de segurança para acesso ao embarque internacional. Segundo a administração do aeroporto, os pontos de embarque e conexões internacionais operarão agora com tecnologias de triagem de última geração, elevando os padrões de segurança.
Estes novos equipamentos, semelhantes aos utilizados pela TSA nos aeroportos dos Estados Unidos, incluem tecnologias avançadas como raios-x de visão dupla, scanner corporal (AIT – body scanner) e detecção de explosivos (ETD), além do treinamento especializado dos agentes. Para Marco Beme, diretor de Operações de Viracopos, a chegada desses equipamentos representa um marco para a aviação civil no Brasil, contribuindo significativamente para o aperfeiçoamento das normas e procedimentos do setor aéreo brasileiro.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da Administração de Segurança de Transporte dos Estados Unidos (TSA), responsável pela segurança interna nos EUA. Os novos equipamentos foram adquiridos por meio de uma doação de US$ 2 milhões da Agência de Contraterrorismo do Departamento de Estado dos EUA, facilitada pelo Departamento de Justiça, com supervisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Secretaria de Aviação Civil (SAC) brasileira.
Comentários Facebook