Polícia desativa minas subterrâneas e resgata trabalhadores em garimpo

Publicado:

A Operação Mineração Obscura 2, realizada entre sexta-feira (31/1) e segunda-feira (3/2), teve como objetivo desativar minas subterrâneas de garimpo ilegal e resgatar trabalhadores submetidos a condições deploráveis em Maués (AM).

Participaram da operação a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

A investigação teve início a partir de denúncias de exploração de mão-de-obra degradante e uso de cianeto na extração ilegal de ouro. Durante a ação, foi constatado que os trabalhadores enfrentavam jornadas exaustivas sem acesso a direitos básicos e estavam expostos a substâncias químicas tóxicas.

Além disso, a extração do minério ocorria por meio de minas subterrâneas – um método incomum e de alto risco –, e os danos ambientais já avaliados superam R$ 1 bilhão, considerando desmatamento, contaminação de lençóis freáticos e degradação de áreas de preservação.

O garimpo em questão é um dos mais antigos do Brasil, sendo esta a primeira vez que a Polícia Federal desativa um garimpo subterrâneo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cães policiais: conheça a tropa K9, os heróis de quatro patas da PCDF

Os cães da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) são verdadeiros protagonistas em operações policiais. Com orelhas atentas e um faro afiado, esses...

Alunos da Gracie Barra Jiu-Jítsu relatam tensão durante incêndio no DF

Na noite de sexta-feira, um incêndio devastou o bar Santa Fé, localizado no Jardim Botânico, e os alunos da Gracie Barra Jiu-Jítsu, que...