Polícia desativa minas subterrâneas e resgata trabalhadores em garimpo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Operação Mineração Obscura 2, realizada entre sexta-feira (31/1) e segunda-feira (3/2), teve como objetivo desativar minas subterrâneas de garimpo ilegal e resgatar trabalhadores submetidos a condições deploráveis em Maués (AM).

Participaram da operação a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

A investigação teve início a partir de denúncias de exploração de mão-de-obra degradante e uso de cianeto na extração ilegal de ouro. Durante a ação, foi constatado que os trabalhadores enfrentavam jornadas exaustivas sem acesso a direitos básicos e estavam expostos a substâncias químicas tóxicas.

Além disso, a extração do minério ocorria por meio de minas subterrâneas – um método incomum e de alto risco –, e os danos ambientais já avaliados superam R$ 1 bilhão, considerando desmatamento, contaminação de lençóis freáticos e degradação de áreas de preservação.

O garimpo em questão é um dos mais antigos do Brasil, sendo esta a primeira vez que a Polícia Federal desativa um garimpo subterrâneo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motta acusa PT de “incoerência histórica” durante votação da dosimetria

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), fez críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT) durante a votação do PL da Dosimetria,...

Glauber Braga se manifesta após retirada a força do plenário e chama decisão de “ofensiva golpista”

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) falou publicamente após ser removido da presidência da Câmara dos Deputados por agentes da Polícia Legislativa. Em...

PL da Dosimetria pode beneficiar presos por outros crimes, diz PSB

Na madrugada de quarta-feira, 10 de dezembro, a Câmara dos Deputados aprovou o PL da Dosimetria. Esta nova legislação pode beneficiar não apenas...