Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira

Publicado:

A partir de hoje, os boletos podem ser pagos não apenas por código de barras, mas também através do Pix, conforme resolução do Banco Central para aprimorar o sistema de boletos bancários. Agora, os boletos terão um QR code específico para pagamento com Pix, permitindo que os usuários concluam a transação instantaneamente, sem a espera de dias como nos boletos convencionais.

Uma outra inovação prevista na resolução, aguardando instruções do BC para entrar em vigor, é o “boleto dinâmico”, que facilita a transferência de titularidade em casos de comercialização da dívida representada pelo boleto.

O boleto dinâmico visa proporcionar mais segurança em pagamentos de dívidas representadas por determinados tipos de títulos, como duplicatas escriturais. Essa ferramenta será fundamental para garantir a destinação correta dos pagamentos, tanto para o pagador quanto para o credor, assegurando que os recursos sejam direcionados ao detentor legítimo dos direitos financeiros.

O Banco Central enfatiza que o boleto dinâmico representa um grande avanço na modernização do sistema financeiro, especialmente no que diz respeito a negociações de títulos essenciais para empresas, principalmente as de pequeno e médio porte. Com a implementação dos sistemas de suporte digital para esses ativos, o boleto dinâmico deverá ser adotado dentro de seis meses.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Déficit primário de 2025 segue em 0,50% do PIB pela quarta semana consecutiva

A projeção para o déficit primário do setor público brasileiro em 2025 continua estável em 0,50% do Produto Interno Bruto (PIB) pela quarta...

Opep+ anuncia aumento de produção de petróleo em dezembro

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) decidiu aumentar a produção de petróleo em 137 mil barris por dia a...

Querosene de aviação fica 1,4% mais caro a partir deste sábado

A Petrobras anunciou que o preço do querosene de aviação (QAV) vai aumentar em 1,4% nas refinarias a partir deste...