Câmara aprova envio de recursos complementares ao Rio Grande do Sul

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Ruy Conde/MDHC

Foto colorida de imagens aéreas em Canoas - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de imagens aéreas em Canoas – Metrópoles – Foto: Ruy Conde/MDHC

A Câmara dos Deputados aprovou medidas provisórias nesta terça-feira (4/2) para auxiliar a população do Rio Grande do Sul diante das enchentes do ano passado. Uma das propostas visa liberar um crédito extraordinário no Orçamento de 2024 para antecipar o pagamento de precatórios.

No primeiro semestre de 2024, o Rio Grande do Sul enfrentou chuvas intensas que impactaram a infraestrutura e o setor agropecuário da região.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Congresso Nacional medidas provisórias de apoio à população gaúcha e à reconstrução do estado, em função da emergência climática.

Uma das medidas aprovadas, a MPV 1.257/2024, destina recursos para o pagamento antecipado de precatórios da Justiça Federal no Rio Grande do Sul, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a aprovação do STF, a antecipação dos precatórios não afetará o cumprimento da meta fiscal de 2024.

casas destruidas RS 3 1

Outra medida aprovada, MP 1.260/2024, destina um montante de R$ 1,6 bilhão para diversas ações. A maior parte será direcionada ao fomento de estoques de arroz pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Parte dos recursos será destinada à recuperação de 1.206 km de estradas em assentamentos, nos municípios que decretaram calamidade pública, beneficiando 5.765 famílias.

Agora, as medidas seguirão para análise no Senado Federal.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara cancela passaportes diplomáticos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

A Câmara dos Deputados cancelou, na última sexta-feira (19), os passaportes diplomáticos de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ), após a cassação...

Assessor de Michelle reposta críticas a Flávio e irrita aliados do PL

Parlamentares do PL estão incomodados com a postura do assessor de comunicação da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o coronel da PM André Costa, por...

Alpargatas perde R$ 200 milhões após reação a campanha publicitária da Havaianas

Havaianas ficou no centro de um movimento de baixa depois que uma campanha publicitária, protagonizada pela atriz Fernanda Montenegro, recebeu críticas e gerou...