Com pedido de relator rejeitado pelo STF, PF planeja solicitação de desmembramento da investigação Overclean

Publicado:

A investigação Overclean, que apura desvio de recursos de emendas parlamentares em contratos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), está sendo estudada pela Polícia Federal (PF). O inquérito, também conhecido como caso do “Rei do Lixo”, está movimentando os bastidores políticos em Brasília e foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) devido ao possível envolvimento de autoridades com foro privilegiado.

A operação está investigando o direcionamento de recursos públicos e um possível esquema que resultou no desvio de R$ 1,4 bilhão em contratos superfaturados em várias cidades do interior da Bahia.

Um dos episódios mais marcantes da investigação aconteceu quando o vereador Francisco Nascimento (União-BA), primo do deputado Elmar Nascimento (União-BA), foi flagrado tentando se livrar de uma sacola contendo mais de R$ 200 mil durante uma operação de busca.

Agora, a PF está considerando solicitar ao ministro Nunes Marques, relator do caso no STF, o desmembramento da investigação. Essa ação manteria na Corte somente os aspectos relacionados a políticos com foro privilegiado, enquanto outras apurações seriam encaminhadas para a primeira instância.

A questão do relator do caso tem chamado a atenção nos bastidores do Supremo. Inicialmente, a PF havia pedido para que o ministro Flávio Dino fosse o relator, mas o pedido foi negado pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, com base em parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os ministros do STF consideram incomum a escolha de um relator pela Polícia Federal e salientam que a Corte dificilmente atenderia ao pedido, indo contra o parecer da PGR. Contudo, internamente, a PF acredita que a rejeição não prejudicará o andamento da investigação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Feira suspende passe livre para pessoas com doença falciforme e fibromialgia

A prefeitura de Feira de Santana anunciou a suspensão do passe livre municipal para pessoas com doença falciforme e fibromialgia. A decisão foi...

Fardo de borracha achado em praia de Porto Seguro pode ter ligação com navio nazista afundado na 2ª Guerra

Um fardo de borracha foi encontrado no último sábado (20) em uma praia de Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, na...

Carro pega fogo após colisão em avenida de Porto Seguro; motorista não foi localizado

Um carro pegou fogo na Avenida Getúlio Vargas, em Porto Seguro, após colidir com o gradil do estacionamento do Banco Itaú. A batida...