ONU remaneja verba, e agência para migrantes volta a atuar no Brasil

Publicado:

A OIM, agência da ONU para migrantes, retomou parcialmente suas atividades no Brasil após cortes do governo de Donald Trump. Graças a um remanejamento de verba, a organização conseguiu retomar a Operação Acolhida em Roraima, auxiliando os imigrantes venezuelanos que chegam diariamente.

As ações da OIM nos abrigos, na documentação e regularização migratória, assim como na assistência à interiorização dos imigrantes, estão em pleno funcionamento. O objetivo é garantir uma migração digna e humanizada, beneficiando tanto os migrantes quanto a sociedade receptora.

Após a suspensão temporária dos fundos de assistência humanitária vindos do Escritório de Refugiados e Imigrantes e da Usaid, a OIM teve que recorrer a outras fontes de financiamento para manter suas operações no Brasil. Essa ação também possibilitou que a organização retomasse projetos em países como México, Guatemala, Honduras e Panamá, contribuindo para auxiliar imigrantes a retornarem voluntariamente a seus países de origem.

Enquanto isso, o Brasil continua a receber mais de 400 imigrantes venezuelanos por dia em Pacaraima, cidade na fronteira com a Venezuela, que buscam se estabelecer no país.

Com essas medidas, a OIM reforça seu compromisso em auxiliar e proteger pessoas em movimento, mesmo diante dos desafios enfrentados pela pandemia e mudanças nas políticas de ajuda humanitária.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Libertação dos reféns do Hamas vai começar na segunda-feira de manhã

Na manhã de segunda-feira, dia 13, a libertação de 48 reféns, em sua maioria israelenses, mantidos pelo Hamas em Gaza será iniciada. A...

José Jerí assume presidência do Peru e se torna o sétimo mandatário em cinco anos

José Jerí, de 38 anos, é o novo presidente interino do Peru. Ele assumiu o cargo na sexta-feira, 10 de outubro, após o...

Ataque de forças paramilitares no Sudão deixa ao menos 60 mortos

Neste sábado, 11 de outubro, um ataque das Forças de Apoio Rápido (FAR) em El Fasher, a capital de Darfur do Norte, resultou...