Após anúncio de fechamento, site da USAid volta ao ar com nota final

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Após o anúncio do fechamento iminente da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAid), em meio a críticas do novo chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge), Elon Musk, o site da agência, previamente suspenso, voltou ao ar recentemente. A USAid é responsável por significativa parcela — cerca de 40% — de toda a ajuda humanitária aplicada globalmente.

O retorno do site, que ocorreu nesta quarta-feira (5/2), apresentou apenas uma nota de despedida aos visitantes. De acordo com a nota, todos os funcionários não essenciais da agência serão colocados em licença a partir das 11h50 de sexta-feira, no horário de Washington D.C. (1h59 de sábado no horário de Brasília).

nota despedida usaid

2 imagens

USAid

A nota ainda menciona que serão consideradas exceções caso a caso e extensões de viagem de regresso, com base em dificuldades pessoais ou familiares, preocupações de mobilidade ou segurança, entre outras razões.

Críticas à Ajuda Humanitária

  • Musk criticou veementemente a USAid na segunda-feira (3/2), chamando o órgão de “ninho de vermes” e referindo-se a ele como uma “organização criminosa”.
  • No dia seguinte, o presidente dos EUA, Donald Trump, mencionou que a agência está permeada por fraudes, sem especificar as irregularidades presentes no órgão.
  • A USAid é reconhecida como o maior doador individual do mundo, contando com mais de 10 mil funcionários.
  • No ano fiscal de 2023, os EUA destinaram através da agência um montante total de US$ 72 bilhões em ajuda humanitária, abrangendo áreas como saúde feminina em zonas de conflito, acesso à água potável, tratamentos para HIV/Aids, segurança energética e combate à corrupção.
  • Em 2024, a agência contribuiu com 42% de toda a ajuda humanitária no mundo monitorada pelas Nações Unidas (ONU).

Criada durante a Guerra Fria, a USAid é responsável pela coordenação e distribuição de toda a ajuda dos Estados Unidos enviada para situações de conflitos ou emergências ao redor do mundo.

Assinada por John F. Kennedy em 1961, a ordem executiva que estabeleceu a USAid como uma agência independente conferiu à entidade autonomia, ressaltando sua não subordinação a uma secretaria de governo, respondendo diretamente ao presidente, assim como a Nasa e a CIA. No entanto, a agência tem sido alvo de ataques neste ano por parte de Trump.

“A USAid é administrada por um bando de lunáticos radicais. Estamos afastando todos de lá”, disse Trump a repórteres em uma coletiva no domingo (2/2).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caminhada de Nikolas: PRF fala em “risco extraordinário” ao trânsito

A Polícia Rodoviária Federal do Distrito Federal (PRF-DF) monitora a caminhada iniciada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que partiu a pé de...

CFM estuda barrar registro de 13 mil formandos em Medicina após baixo desempenho no Enamed

CFM avalia a elaboração de uma resolução para impedir que mais de 13 mil estudantes do último semestre de Medicina obtenham registro profissional...

Defesa pede regime aberto para chefão da metanfetamina preso em SP

Defesa de Zheng Xiao Yun busca regime aberto após condenação por tráfico em SP A defesa de Zheng Xiao Yun, também conhecido como Marcos...