Bahia tem 22 psicólogos a cada 100 mil habitantes na rede pública; estado possui o 2º menor número do Nordeste

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A escassez de psicólogos na rede pública de saúde na Bahia é um desafio evidente. Com apenas 22 profissionais para cada 100 mil habitantes, o estado possui o segundo menor número da região Nordeste, conforme dados do último Censo do IBGE. Comparativamente, Alagoas lidera a lista, seguido por Paraíba, Sergipe e outros.

Salvador, a capital baiana, figura na 13ª posição nacional em quantidade de psicólogos, com 32 profissionais a cada 100 mil habitantes. No entanto, a presidente do Conselho Regional de Psicologia da Bahia destaca que, apesar do aumento de profissionais nos últimos anos, a escassez no setor público persiste, impactando o acesso equitativo à saúde mental.

Glória Maria Machado Pimentel, presidente do CRP-BA, ressalta a falta de investimentos e a precariedade dos serviços públicos como principais causas da carência de psicólogos. Ela alerta que, embora Salvador tenha uma proporção relativamente melhor de profissionais, a demanda na capital exige um aumento significativo no número de psicólogos para atender adequadamente à população.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendedor de frutas é morto a tiros em Feira de Santana

Um vendedor de frutas foi morto a tiros na tarde deste sábado, no bairro Ponto Central, em Feira de Santana. A...

Casa de subtenente da PM é atingida por tiros no interior da Bahia

Ataque a tiros atingiu a residência de um subtenente da Polícia Militar da Bahia na madrugada desta sexta-feira, 19, em Cafarnaum, região de...

Acidente entre Itagibá e Ipiaú deixa motociclista morto e dois feridos

Um acidente na tarde deste sábado (20) na BA-650, entre Itagibá e Ipiaú, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano, deixou uma pessoa...